quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Observador


Novas mídias

O mês de junho nos trouxe duas gratas surpresas: os lançamentos da revista “Cidade em Foco” e do jornal Ação, ambos de Rio Bonito. Muito boa a qualidade do jornal, sobretudo da revista. Para aqueles que não acreditam nos profissionais de comunicação de Rio Bonito, o recado está dado: nós temos qualidade! Fica, porém, um lembrete: para esse setor crescer, nós precisamos de recurso e, sobretudo, liberdade.

Trânsito I

Um dos assuntos da moda em Rio Bonito é o ordenamento viário da cidade e a criação do Agente de Trânsito, que seria uma ferramenta importante para coibir os abusos. Acreditamos que esse debate já poderia ter sido encerrado, se ele fosse discutido com honestidade. Publicamente, alguns se dizem preocupados com uma provável indústria de multas. Já nos bastidores, há quem diga que a pessoa que vai comandar o sistema vai tirar proveito político do serviço.

Trânsito II

Pensamos que além de tratar do assunto sem hipocrisia e falsidade, as autoridades deveriam criar o Conselho Municipal de Trânsito, que, logicamente, não deve ser composto por pessoas que estejam na folha de pagamento da Prefeitura. Esse conselho pensaria as medidas ostensivas e educativas para os problemas viários do município.

Trânsito III

Este conselho também atuaria em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a Coordenadoria Estadual de Educação Serrana V e com as instituições de educação privadas, para tratar da educação e conscientização, nas escolas, dos futuros motoristas e motociclistas, mas isso interessa?

Turismo

A Prefeitura do Rio de Janeiro e o governo federal lançaram o projeto “Rio + Hospitaleiro”, que vai capacitar 4 mil profissionais do ramo de turismo, alimentação, transporte e segurança, com foco na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Os recursos de R$ 1,5 milhão são do Ministério do Turismo. Os alunos terão aulas sobre noções de turismo, história da cidade, ética profissional, entre outros.

Andréa Guimarães
Potencial I

No dia 22 de março de 2009, a representante do Conselho Comunitário do Comperj (Concrecomperj), Andréa Guimarães, disse em entrevista ao programa “O Tempo em Rio Bonito”, que uma pesquisa encomendada pela Petrobras apontou Rio Bonito, como um município que tem 100% de potencial turístico, por causa das suas belezas naturais.

Potencial II

A revelação feita por Andréa sugere algumas perguntas: o poder público tem conhecimento dessa pesquisa ou como aconteceu com o estudo que foi feito sobre o trânsito, alguém esqueceu onde botou? Se as autoridades têm conhecimento disso, que projetos estão sendo desenvolvidos para explorar esse potencial turístico e quem é o responsável por esse setor? Outra coisa: até quando a nossa cidade será conhecida como o local onde o milionário da Mega-Sena foi assassinado?

Potencial III

Desmatar é crime, mas os carvoeiros e fornos de carvão, da Serra do Sambê, continuarão em atividade, enquanto persistirem a falta de emprego e renda, sobretudo para quem vive nas áreas rurais do município. Se as trilhas do carvão, em Braçanã, forem transformadas em trilhas para a prática de ecoturismo e caminhadas, os carvoeiros poderão ser transformados em guias e as matas e os mananciais estarão protegidos. Mas isso interessa?

Cultura I

Representantes de Rio Bonito na Conferência de Cultura
Na abertura da Conferência de Cultura, que aconteceu em Saquarema, no último dia 29 de maio, a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, disse que “a Cultura trabalha com a potência humana e não com a fraqueza”. Elas quis dizer que as fraquezas são trabalhadas pelas Secretarias de Saúde, Bem-Estar Social e outras...

Contudo...

... Fica muito nítido, que 99% dos políticos querem continuar explorando a miséria e a fraqueza humana. Ou seja, distribuindo cesta básica, remedinhos, tijolos, cimentos, carteira de motorista, areia, subempregos, exames, transferência de doentes, entre outros tipos de cabrestos!

Futsal I

A decisão da Copa Rio Bonito de Futsal de Clubes – Categorias de Base –, que aconteceu no último dia 6 de junho, no ginásio Antônio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube, foi emocionante. Mas, infelizmente, nós fomos assistir futebol de crianças e fomos forçados a ver bate boca de adultos! Aliás, ninguém foi lá ver barbados brigando, mas jogadores de 7, 9, 11 e 13 anos, que são o futuro do esporte riobonitense. Adolescentes como o técnico do Esperança, Luis Mendonça, que tem apenas 17 anos, mas é nos enche de ‘esperança’ quanto ao futuro!

Futebol II

Por ter utilizado um jogador irregular, a equipe Sub 7 do Rio Bonito Atlético Clube (RBAC) perdeu os pontos para o Esperança. Os organizadores da competição revelaram que não houve fraude nos documentos, mas a utilização de um menino de 9 anos nas partidas do Sub 7. Segundo uma fonte, entre os muitos dirigentes do RBAC que representaram o clube na reunião que definiu a organização da Copa, um boca aberta fez a seguinte revelação: “ano passado um dos nossos jogadores era mais velho e ninguém viu!”. Que exemplo!

Futebol III

Durante a decisão, muita gente reclamava que as equipes do Esperança, são na verdade, alunos da escolinha de José Artur. Mas ninguém se lembrou disso durante a reunião que definiria o regulamento? É claro que não! Sabe, por quê? Nestes encontros, os dirigentes ficam contando vantagens, revelando armações do passado e se esquecem de ler o regulamento.

Urbanismo

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Isaías Class.
Há algumas semanas a nossa reportagem foi procurada por um morador da Rua Oscar Nunes, na Serra do Sambê. Ele reclamava de uma árvore que corria o risco de cair. Imediatamente conversamos com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Isaías Class. Em alguns dias o problema estava resolvido. É isso aí!

Mudança de tom

O vereador Maninho, à esquerda, fala sem microfone, porque quebrou o aparelho
Depois de jogar dois microfones no chão e quebrar um deles, o vereador Carlos André Barreto de Pina, o Maninho (PPS), disse que fez isso por que está indignado com algumas coisas que andam acontecendo na Câmara. O vereador esqueceu que se cada cidadão indignado decidir quebrar coisas públicas por aí, prefeituras, câmaras e palácios de governo serão reduzidos a pó!

Exemplo

Alunos do Colégio Municipal Dr. Márcio Duílio Pinto (Ensino Médio, Curso Normal e Técnico) realizaram ação social onde arrecadaram leite, cremogema, maizena, farinha láctea e fraldas geriátricas. Os produtos arrecadados foram doados aos asilos, Lar Maria de Nazareth e Casa São Vicente de Paula, e à Creche Sheily Abdalla. A ação social foi supervisionado pelos professores José Carlos Sodré e Maria do Carmo Ferreira Pereira.

Apanhou de duas

Na noite do dia 21 de maio, ele encarou duas mulheres e, segundo testemunhas, tomou um senhor sacode! A vítima das ‘meninas super poderosas’ responde pelo nome de Fábio, mora na Serra do Sambê e jamais esquecerá a força do sexo frágil!

Irresponsabilidade

A irresponsabilidade de algumas mães tem chamado a nossa atenção. Elas levam os filhos pequenos (Maternal) para a escola, e sem saber se a professora está em sala de aula, elas largam a criança no portão e vão embora. Nós concordamos que fazer crianças é muito prazeroso, mas elas nascem, crescem e precisam da atenção dos pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário