sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O Observador


Placas de publicidade anunciam as conversas fiadas
Eleições 2010

Está aberta a temporada das mentiras, conversa fiada e descaramento! Peguem os seus sacos de vômito, porque a viajem é longa (até o dia 3 de outubro). O nosso conselho é que você não ‘engula’ qualquer coisa! Se sentir náuseas ao longo da viagem, vomite, lave a boca, mas se mantenha firme, porque melhorar o nível dos políticos está em nossas mãos. Aliás, o melhor inseticida para exterminar os pilantras que estão infiltrados na política é o TÍTULO DE ELEITOR! Alguém discorda?

Voto nulo I

Está girando na internet uma campanha que estimula o voto nulo. O idealizador do movimento lembra que caso o percentual de votos nulos seja superior ao de votos válidos, é obrigatório haver outra eleição, e com novos candidatos. Na verdade, a campanha está equivocada. Vamos explicar: até 1997, os votos brancos e nulos tinham, de fato, esse peso. Mas esse quadro foi modificado pela Lei 9.504/97, que alterou a Lei 4.737/65. Assim, se numa hipotética eleição de 1000 votantes, 999 votos forem anulados, o candidato que houver recebido o único voto válido será considerado eleito.

Voto Nulo II

Mas afinal, porque só o político é apedrejado? E os eleitores que comercializam o voto? Aqueles que trocam o seu direito por cesta básica, cimento, exame, areia, óculos, geladeira etc.? Não tem pedra para esses? Tem que ter, e daqui, nós continuaremos cobrando essa mudança!

Leônidas

Tem político por aí sendo chamado de Leônidas. O apelido é uma homenagem ao imperador de Esparta, do filme 300. Na verdade, comenta-se a boca pequena, que Leônidas estaria dando mensalmente, aos seus cabos eleitorais, a importância de R$ 300,00, como forma de recuperar a confiança daqueles que, desde 2006, estariam apenas ouvindo promessas!

Não basta ser pai...

... Tem que participar! Esse pensamento poderia ser citado para o tal Leônidas. Aliás, o pensamento também serve para quem pretende participar das eleições de 2012, mas ainda não retornou as suas bases eleitorais. É raro... É difícil, mas ainda têm eleitores, que querem receber o político, apenas para dar um bom dia, tomar um cafezinho, falar de política ou somente jogar um pouco de conversa fora!

Nova Agência

Um prédio na localidade de Cidade Nova, em Rio Bonito, tem chamado a atenção pelo número de carros que estão guardados no seu interior. Muita gente nos pergunta a origem e o destino de tantos veículos. Bem, nós respondemos que há muitos anos, Rio Bonito é conhecida como “Cidade do Automóvel”, por ter muitas lojas especializadas em venda de carros. Como elas se concentram entre o Centro e Praça Cruzeiro, nós acreditamos que algum empresário teve a ideia de se estabelecer naquele trecho para evitar a concorrência.

Oposição I

Como acontece no governo federal, o prefeito José Luiz Antunes (DEM) não tem oposição. Mas afinal, o que é oposição? Nas eleições de 2008, por exemplo, o então candidato a vereador Saulo Borges (PTB), disse durante a inauguração do comitê de campanha de José Luiz, na Praça Cruzeiro, que quando ele era secretário, durante uma reunião do prefeito com alguns vereadores, um deles teria dito: “prefeito, para eu aprovar o que senhor quer, tem que ó...” e bateu no bolso. Bem, tem gente que pensa que ser isso oposição! Não é! O nome disso é safadeza!

Oposição II

Têm ainda, aqueles que fazem oposição travando as poucas realizações do Executivo. A mais emblemática oposição, porém, é aquela que o sujeito pede a cópia, capa a capa, do processo licitatório de uma compra, crente que está abafando! E não está, porque um verdadeiro parlamentar faria o seguinte: de posse do processo, o vereador visitaria o comércio, e compararia os valores do mercado, com aqueles que foram praticados na licitação. Bem, isso também não é oposição, mas fiscalização! Falando nisso, tem por aí, políticos pensando que o veículo de comunicação que cobra seriedade dos detentores do poder faz oposição.

Aliás...

... Tem político que é mentiroso, esquece de pagar o que foi combinado, não cumpre promessa, esquece os cabos eleitorais, mas quando vê o seu “rabo de palha” virar notícia, diz que a mídia não tem ética! Por aqui, alguns fazem até ameaça: “em cidades pequenas, como Rio Bonito, o jornal que gosta de dizer a verdade não cresce!”. Como se a mentira, a dívida esquecida (por quem deve), a promessa não cumprida e o cabo eleitoral esquecido, não queimassem o filme do político que acha ser ele o último esperto!

Prêmio

Ele é solteiro, funcionário público e quando caminha pelos corredores do seu setor, sempre tira o suspiro de mulheres apaixonadas. Recentemente, numa rua de Niterói, ele foi confundido com o ator global Rodrigo Lombardi. Bem, se você sabe quem ele é, mande um e-mail para a nossa redação (otemporb@yahoo.com.br), até o próximo dia 6 (sexta-feira), e concorra a um prêmio bem legal! Se houver mais de um acertador, o prêmio será sorteado entre eles. Além da resposta, diga o seu nome completo, telefone e endereço. Participe!

Almoço

Depois de participar de um importante evento, onde foi buscar melhorias para a sua cidade, um político da nossa região, acompanhado de alguns membros da sua equipe ouviu de um deles o seguinte pedido: “vamos almoçar na Vacaria?”. Ao que o espirituoso político respondeu: “sim, eu vou comprar uma mortadela, e vamos direto para minha fazenda, onde podermos almoçar com a vacaria!”. Não houve quem não risse! Bem... O almoço não foi na Churrascaria Vacaria do Sul, mas também não foi na companhia da vacaria da fazenda. Outro local foi encontrado!

Deputado Jorge Picciani
Picciani

O deputado estadual Jorge Picciani (PMDB) esteve na sede da CDL, no último dia 14 de julho, cumprindo agenda de campanha. Observamos, porém, que ele não se saiu bem no seu discurso. Ele disse: “o que posso prometer aos senhores é trabalho!”. Deputado, por favor! Cerca de 90% dos que estavam ali estão se lixando para o seu trabalho! Eles foram ouvi-lo na esperança de pingar uma ‘farpelinha’! Com 20 anos de vida pública, o senhor conhece esta realidade!

Senador Francisco Dornelles
Escolinha do Professor Dorneles

Na eleição de 2006, na luta por uma das vagas pelo Senado, as pesquisas apontavam a vitória de Jandira Feghali. Porém, misteriosamente, da noite para o dia, Francisco Dornelles (PP) virou o jogo e venceu a parada. Um curso intensivo com Dorneles, certamente dará uma vitória mais tranquila a Jorge Picciani!

A língua é o chicote do corpo

Não foi uma nem duas vezes, que nós ouvimos o deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B), ser apontado como um homem violento, louco, candidato de bandidos etc. Até que – pasmem os senhores! – nos últimos meses estamos observando vários desses críticos cerrando fileira com o deputado. Para a nossa reflexão: o deputado virou santo, ou os críticos viraram diabinhos?

Dança das cadeiras

O exército do prefeito José Luiz Antunes (DEM) perdeu um dos seus soldados. Uma fonte fez duas revelações: primeiro, que o estopim do rompimento foi a recuperação de uma estrada do interior do município. Depois, que o soldado já estaria fechado com a deputada Solange Almeida (PMDB). Ao que um gaiato perguntou: “com essa troca, quem perdeu? Zé Luiz ou Solange?”. Deixa quieto!

Rua D. José Pereira Alves
Reclamações I

Moradores da Rua D. José Pereira Alves, no Centro, ainda reclamam que os seus direitos de ir e vir continuam sendo violados. Bem, além dos motoristas espaçosos, que estacionam nos dois lados da via, tem também os caminhões que descarregam mercadorias no mercado Diplomata. Que chato!

Reclamações II

Outro estabelecimento que é alvo de reclamação, por causa da sua carga e descarga é o Supermercado Tinoco, que além de utilizar a Rua XV de Novembro, também utiliza a Rua Duque de Caxias (rua do Barão), para descarregar. Dia desses, alguém reclamou dos veículos estacionados na nova saída do Tinoco (Rua da Conceição). Analisando o caso, observamos que ali a culpa não é do mercado, mas dos motoristas riobonitenses que são espaçosos por demais.

Reclamações III

Quem também está no rol de reclamações, por conta de impedir o direito de ir e vir do riobonitense é o supermercado Império da Banha. Um dos nossos leitores se queixou que, há cerca de 15 dias, foi atropelado por um quarto de boi que descia as pressas do caminhão frigorífico para o açougue do referido mercado! Era só o que faltava!

Reclamações IV

Parabéns a empresa Rio Ita, que com o objetivo de economizar combustível e preservar o meio ambiente, criou o programa EcoDireção. Contudo, nós continuamos recebendo seguidas reclamações dos usuários da Av. Manuel Duarte, que se queixam dos ônibus estacionados ao longo da via. Já observamos, inclusive, serviços de manutenção e limpeza sendo realizados no local! Que coisa!

Reclamações V

Também sobraram reclamações para os topiqueiros, que tem o hábito de parar a vã, na esquina da Rua Major Bezerra Cavalcante com a Av. Manuel Duarte, enquanto esperam passageiros. Quem vem atrás que espere! Eles também têm o hábito de parar sobre a ferrovia, um pouco mais adiante. São minutos perdidos que tumultuam o trânsito significativamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário