quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Observador

Demissão

Ficamos surpresos quando encontramos na página 32, seção 2, do Diário Oficial da União (DOU), do último dia 20 de abril, a publicação da demissão de um tradicional servidor do Instituto Nacional do Seguro Social de Rio Bonito. No pacote, o Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, demitiu outros seis funcionários, entre eles uma servidora que também já esteve lotada na agência de Rio Bonito.

Motivo

O servidor riobonitense, figura tradicional e conhecida, foi enquadrado no inciso IX do art. 117, por força do art. 132, inciso XIII, e com os efeitos do art. 137, todos da Lei nº 8.112, de 1990. Segundo o Diário Oficial, ele “se valeu do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública”, o que é considerado infração administrativa.

O que diz a Lei

Pesquisamos a Lei nº 8.112, de 1990 e descobrimos que o artigo 117 fala das proibições, e no inciso IX, a redação é a seguinte: “valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública”. O artigo 132 fala das ocasiões em que ocorrerá demissão e o inciso XIII, destaca que haverá demissão, caso os incisos IX (já mencionado) a XVI (utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares) do art. 117 sejam transgredidos.

Concluindo...

... O artigo 137 diz que a demissão ou a destituição de cargo em comissão, por infringência do art. 117, incisos IX e XI incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de 5 anos. A redação do inciso XI é a seguinte: atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro.

Não é surpresa...

... Porque esta notícia já é de domínio público, pelo menos nos botequins e barzinhos da cidade. Uma fonte nos informou que os demitidos estariam recorrendo.

Aniversário de RB

Zé da Velha e Silvério Pontes
Quem não compareceu a Praça da Bandeira para acompanhar a apresentação de Zé da Velha e Silvério Pontes, no dia 30 de abril, perdeu um belo espetáculo musical. Na verdade, alguns gatos pingados prestigiaram a dupla. A verdade é que o evento foi mal divulgado. Além disso, como se trata de um estilo musical que atrai pessoas de mais idade, a organização deveria ter providenciado cadeiras para o público. Isso sem falar no frio e no horário (22h), dois fatores que contribuem para que o público fique em casa.

Sugestão

Nós temos certeza que a falta de divulgação dos eventos promovidos pela Prefeitura Municipal de Rio Bonito não acontece por desconhecimento, porque nas eleições municipais de 2008, a quantidade de carros e motos tocando o jingle do prefeito José Luiz Antunes (DEM) era muito grande.

Parabéns

Apesar da deputada Solange Almeida (PMDB) já ter dito em várias ocasiões que não dá importância aos serviços de uma assessoria de imprensa, ela contratou o jornalista Marcelo Leite para exercer esta função. Na verdade, trata-se de um profissional competente, que se for ouvido e respeitado pelo grupo da deputada, certamente vai ser uma ferramenta importante para as suas pretensões.

Contudo...

... Se os acontecimentos ocorridos na campanha da dupla Reis e Solange votarem a se repetir, nem Willian Bonner ajudará a deputada. Comenta-se a boca pequena, que “eram muitos caciques e poucos índios”. há quem diga que todos se consideravam caciques, mas a maior parte não tinha competência nem para serem índios, imagine cacique!

Dica

O deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B), deveria copiar a iniciativa da deputada, e contratar um assessor de imprensa para divulgar as suas atuações no parlamento estadual.

Dica II

É bom destacar que, hoje, política se faz com profissionalismo, marketing e competência. Estratégias como gritar, chorar no palanque, bancar o peão de rodeio e falar de saúde o tempo todo, são técnicas ultrapassadas!

Falando nisso...

... Do jeito que a coisa está indo, apesar da administração sofrível, o prefeito José Luiz Antunes pode eleger o seu sucessor com facilidade. Enquanto o grupo do prefeito é eficiente no quesito Marketing e estratégia, os outros são apenas puxa-sacos. Como aconteceu em 2008, a vitória não virá pela eficiência de Mandiocão, mas pela ineficiência dos seus adversários!

Cochicho

Para quem não sabe, o ouvido do observador é tão preciso quanto os seus olhos. A prova disso é que durante o desfile cívico escolar de 7 de maio, enquanto os alunos do Colégio Municipal Drº Astério Alves de Mendonça desfilavam, ouvimos o seguinte diálogo entre a deputada federal Solange Amaral (DEM) e o prefeito José Luiz: “que lindo prefeito! Você está no terceiro mandato? Vai tentar ser prefeito outra vez?”. Resposta de Mandiocão: “não, estou pendurando as chuteiras!”.

Maldade I

Ao lado do observador, um gaiato que ouviu o diálogo disse o seguinte: “acho que ele já pendurou as chuteiras há muito tempo!”.

Maldade II

Integrantes do projeto Pró-Jovem Adolescente
Quando os estudantes do Pró-Jovem Adolescente, vestidos de palhaço, entraram na avenida, o gaiato, uma figura que ama Rio Bonito, soltou mais uma: “aqueles ali representam o povo de Rio Bonito! Estão fazendo o riobonitense de palhaço há vários anos!”.

Tem que ter projeto

O prefeito silvajardinense Marcello Zelão
Em entrevista ao jornal Folha da Terra, o prefeito de Silva Jardim, Marcello Zelão (PT), disse que quem chega à Brasília com projeto consegue recurso. “Se não tiver projeto não adianta pedir”, disse Zelão. Tomará que alguém mostre essa entrevista às autoridades riobonitenses!

Aliás...

... Silva Jardim pode em pouco tempo sofrer de um mal chamado ‘síndrome da dengue’. Vamos explicar: assim como o mosquito que nasce numa propriedade mal cuidada pica a pessoa que mora num espaço bem cuidado, Silva Jardim corre o risco de sanear seus problemas, mas ser prejudicado pelos vizinhos relaxados.

Pensamos diferente

O presidente da Câmara Municipal de Rio Bonito, vereador Fernando Soares.
Apesar das críticas que o presidente da Câmara Municipal de Rio Bonito, vereador Fernando Soares (PMN), tem recebido por não ter feito a Sessão Solene deste ano. Somos da opinião de que a sua decisão deveria ser seguida pelos futuros presidentes, porque até hoje, a única serventia desta solenidade é gastar dinheiro.

Falando em Fernando...

... Apesar do clima chato entre os parlamentares riobonitenses, o presidente, depois de várias negociações com a empresa de telefonia celular Vivo, parece ter conseguido que Rio Bonito seja coberto com o sistema 3G. A novidade vai facilitar a vida de quem precisa de internet enquanto está em movimento ou utilizando terminais como Lap Top. A novidade, também vai melhorar os serviços de telefonia móvel e pode chegar a partir do segundo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário