quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Exposição Povoadores de Rio Bonito atrai centenas de pessoas à CDL

Por Flávio Azevedo
Dawson Nascimento durante a exposição
Entre os dias 7 e 17 de maio a população riobonitense pode conhecer parte da sua história na exposição cultural “Povoadores de Rio Bonito”. A exposição é fruto de longos anos de pesquisa dos artistas riobonitenses Dawson Nascimento e Marcelo Kaus, que distribuíram as suas descobertas em 20 estandes, que ficaram expostos no Centro Cultural do Comércio Lojista de Rio Bonito (CCCLRB).

Além da origem das famílias mais antigas do município, a exposição trás informações que confirmam a presença do europeu há 387 anos em nosso território. Também está confirmada, através de documentos, a existência de um quilombo nas terras onde está a cidade de Rio Bonito.

De acordo com o pesquisador Dawson Nascimento, que também dirige o Departamento de Cultura da Secretária Municipal de Educação e Cultura de Rio Bonito, depois de passar 10 dias na CCCLRB, os estandes serão expostos na Praça Fonseca Portela e nas escolas do município. “O objetivo é mostrar a todos a nossa origem. Além disso, através de ferramentas como essa nós conseguimos despertar na juventude, o gosto pela cultura”, analisou.

Durante os dias da exposição, vários artistas riobonitenses passaram pelo local. As noites foram marcadas pelas presenças do Grupo de Serenata Lua Branca, pelo poeta e violinista Francisco Azevedo, banda Maverick, músicos da Escola de Música Tecla & Som, Gatão, Sheila Sá, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário