sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Escolas Municipais têm índices melhores no Ideb

Por Flávio Azevedo
A melhor média é da Escola Municipal Professor Honesto Almeida de Carvalho
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), no último dia 5 de julho, mostram resultados preocupantes para o setor. Segundo o Ideb, 24% dos municípios brasileiros ficaram abaixo da meta estipulada para 2009. As notas se referem aos anos finais do ensino fundamental, que equivale à 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano). Nos anos iniciais, da 1ª à 4ª séries (1º ao 5º ano), foram 15% das cidades. O Ideb leva em conta dois fatores: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias da Prova Brasil.

O mau desempenho do Rio é ainda mais preocupante, se forem levadas em conta apenas as escolas estaduais. No caso do ensino médio, em que a situação é mais grave, o índice geral fluminense, de 3,3, cai para 2,8 na rede pública estadual. Nota menor do que a meta definida para o estado (2,9), e que põe o Rio na penúltima posição entre os estados brasileiros. Para os anos iniciais (do 1º ao 5º) do ensino fundamental, a rede estadual fluminense obteve a 10ª pior nota do país (4,0), contra a média geral no estado, de 4,7. E nos anos finais (do 6º ao 9º ano), a sétima pior, alcançando índice 3,1, abaixo dos 3,8 se incluídas as escolas particulares.

O ensino municipal contribui para impulsionar as médias do Ideb. A nossa reportagem verificou as médias dos municípios de Rio Bonito, Silva Jardim, Itaboraí, Tanguá e Casimiro de Abreu, onde se percebe esta realidade. A média da educação estadual em Rio Bonito, por exemplo, juntando todos os segmentos, é igual a 3,46. Já a média do ensino municipal é de 4,17. Porém, se unificarmos os ensinos (estadual e municipal), a média é de 3,86.

Para descobrir a média do município, nós somamos a pontuação alcançada no Ideb e dividimos pelo número de escolas. Em Rio Bonito, a média do ensino municipal, da 4ª série ao 5º ano, é de 4,24. Já a média estadual é de 4,18. Da 8ª série ao 9º ano, o município ficou com a média de 3,98 e o estado 3,42. No site do MEC, Rio Bonito aparece com 32 escolas, entre unidades estaduais e municipais.

Nas escolas municipais (EM), da 4ª série ao 5º ano, destaque para a EM Raulbino Pereira Mesquita, no Parque Indiano, que ficou com média 5,0, a melhor do segmento. Já a pior nota é da E.M. da Posse, que apresentou média de 3,2. Da 8ª série ao 9º ano, a melhor média é da E.M. Prof. Honesto Almeida de Carvalho (CIEP), que obteve média de 4,5. Já a pior média é da E.M. Dr. Kingston Mota, que alcançou 3,3.
O tradicional Colégio Estadual Barão do Rio Branco
Nos Colégios Estaduais (CE), da 4ª série ao 5º ano, a melhor média é do C.E. Des. José Augusto Coelho da Rocha Jr, com 4,6. Mas no ano de 2007, o Colégio Bela Vista, como é mais conhecido, apresentou média melhor: 5,0. A média mais baixa desse segmento foi do C.E. Antônio Lopes de Campos Filho, no Basílio, que obteve média de 3,3. Ainda nas unidades do estado, da 8ª série ao 9º ano, a melhor média também é do C.E. Des. Augusto Coelho da Rocha Jr, com 3,8. Já o tradicional C.E. Barão do Rio Branco, no Centro, com 2,5 de média, teve o pior desempenho deste segmento.

Somando as médias da 8ª série ao 9º ano, das sete unidades estaduais mostradas no Ideb, o ensino estadual obteve nota vermelha 2,77, já que a meta para o Estado do Rio de Janeiro era de 2,9.

Conheça o Ideb da sua escola:


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário