sábado, 16 de junho de 2012

Primeiro Concurso de Moda Reciclada de Silva Jardim é sucesso

Evaldo Nascimento

As vencedoras do Concurso mostram os seus cheques-trofeus.
A estilista Márcia Maria Ribeiro de Souza, com um figurino que lhe valeu 283,50 pontos, conquistou o 1º lugar no 1º Concurso de Moda Reciclada de Silva Jardim, realizado no último dia 06/06, dentro das comemorações do “Dia do Meio Ambiente”, ocorrido em 05/06. Promovido pela Secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), o certame teve a também estilista Kátia Regina Soares dos Santos (modelo que ganhou 279,8 pontos) na 2ª colocação e Liliane Garcia Barroso da Silva (279,4 pts) na 3ª. A vencedora recebeu 1.000,00 Capivaris (moeda local), enquanto a 2ª e a 3ª ficaram, respectivamente, com 700,00 e 400,00 Capivaris.

Com o tema “O Luxo do Lixo”, as comemorações na Praça Amaral Peixoto contaram, ainda, no dia 05/06, com uma exposição de artesanato feito a partir de materiais reciclados de jornais, pet, fibra de bananeiras e latinhas. A Mostra teve a participação de sete artesãos silvajardinenses que trabalham com material reciclado: Viviane (CRAS, com material de garrafa pet e jornal); Rafaela (Lagoa de Juturnaíba, fibras de bananeira e jornal); Júlio César (Lagoa de Juturnaíba, papelão e latinha); Mery (Cambucaes, fibras de bananeiras e doce em compotas); Antônio (INEA, brinquedos com materiais apreendidos); Zeni (Mato Alto, garrafa pet). Contou também com a “Caravana do Meio Ambiente”, coordenada por Marla Domingues, com atividades de coleta seletiva do lixo para alunos de escolas municipais.

O prêmio à primeira colocada foi entregue pela primeira-dama e secretária municipal de Gabinete Civil, Márcia Valéria Xavier, com a modelo Alieli Leonel Marques vestindo o figurino contendo os seguintes materiais: um saco de 50 quilos para armazenar cereais (plástico branco), uma capa da sombrinha, 516 lacres de latinha, duas linhas Anne e quatro rolhas de vinho. Ela ganhou um buquê de flores que foi entregue por Cristiano Paes, da empresa Itograss.

O do 2º lugar foi entregue pelo Secretário de Meio Ambiente, Ezequiel Moraes, com a modelo Juliana Coelho de Almeida vestindo a roupa feita com os seguintes materiais: dois quilos de elos de latinhas, 10 sacos de lona, três sacos de de saco ração, quatro latas de color get, cinco sacos de saco de fibra, um quilo de jornal, quatro rolos de papel higiênico, 50 canudos e três saquinhos de purpurina.

Já a 3ª colocada recebeu o prêmio das mãos de Beto, da “Elisa Aquino Contabilidade”, representando a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril do município, com a modelo Kétila Rosa Amaral vestindo o figurino elaborado com os seguintes itens: 568 sacolas plásticas,100 lacres de latinhas,10 carretéis de linha de nylon e 500 gramas de fios de cobre. Ela recebeu um buquê de flores entregue por Rogério Marins da CAJ (Concessionária Águas de Juturnaíba) e Arthur do CILSJ (Consórcio Lagos São João).

O concurso teve como jurados: Andreia Mendonça (Arquiteta), Aline Oliveira dos Santos (CILS), Arthur Andrade (CILS), Rogério Marins (CAJ) e Cristiano Paes (Itograss). Participaram do concurso cerca de 25 concorrentes. Todas as oficinas tiveram monitores alunos do curso normal do Colégio Estadual Sérvulo Mello e também da equipe da Semma coordenando a ação.

A Opinião do Participante 'Surpreendente!'

É o mínimo que se pode dizer do 1º Concurso de Moda Reciclada de Silva Jardim aonde vimos lixo transformado em moda, e moda sofisticada, agradável aos olhos e capaz de levar o público presente à Praça Amaral Peixoto. Momentos de satisfação coletiva.  Pelo grande número de concorrentes – vinte e cinco -, todos de elevado nível, de muitas idades e criatividade a toda prova ficou patente o acerto da iniciativa ao atingir o público de maneira sutil e prazerosa, sobre a necessidade imperiosa e cidadã de reciclar/reutilizar o lixo.

Pois quando este demora a se degradar degrada nossa vida ao agredir o meio ambiente. De fato, se conseguimos transformar plástico, papel, papelão, metal, rolha, antes destinados ao lixo, em roupas finas é porque somos capazes de manter o meio ambiente saudável, sinônimo de saúde e bem estar, nesta terra que se pretende Município Verde e para isso tem trabalhado e conseguido vitórias importantes como o primeiro lugar no ICMS Verde. E agora essa do Luxo escondido no Lixo e presente até em poltronas, sofás e crachás desenvolvidos especialmente para esta ocasião.

O primeiro prêmio foi dado ao povo de Silva Jardim pela iniciativa, enquanto os três melhores trabalhos receberam 400, 700 e 1.000 Capivaris outra marca importante deste município. Como prévia ao desfile ainda assistimos ao diálogo entre um casal de vizinhos que se conhece apenas pelo que observam do lixo um do outro.  Tão estreito é esse conhecimento a ponto deles ao final perceberem que podem se transformar de simples observadores em protagonistas de suas vidas. Traduzindo: somos chamados a não só aplaudir as boas iniciativas, mas delas participar em busca de tornar nosso planeta um lugar cada vez melhor para viver.

Estão estilistas e modelos de parabéns enquanto a Prefeitura e sua Secretaria de Meio Ambiente contabilizem os ganhos com o evento no sentido de continuar promovendo iniciativas do gênero, que ao mexer com o senso coletivo nos torna comunidade de fato, por entender o meio ambiente como responsabilidade de todos. E ao grupo de teatro dos “Sem Palco”, responsável pelo diálogo acima mencionado, sugerimos que mude de nome, pois agora já possuímos o Teatro Zezé Macedo que esperamos venha a nos brindar com espetáculos do nível de “Vingança do Espelho” sobre a vida e obra dessa famosa conterrânea, ora em cartaz como evento de inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário