quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pág. 19 - Marcello Zelão prega crescimento sustentável para região

Flávio Azevedo

Ao lado da primeira dama, Márcia Xavier, Zelão mostra os prêmios conquistados pela sua gestão.
Considerado um dos melhores prefeitos do Brasil, o premiado chefe do executivo silvajardinense, Marcello Xavier Cabreira, o Marcelo Zelão (PT), está preocupado com o crescimento e desenvolvimento da região. Além de estar empenhado na sua campanha pela reeleição em Silva Jardim, ele tem marcado presença nos municípios vizinhos, conversando e dialogando sobre a importância da sustentabilidade e do crescimento uniforme das cidades que estão no entorno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).
– Não quero que Silva Jardim seja o primo rico da região! Os municípios devem ter um crescimento igual, porque se Silva Jardim estiver em melhores condições que as cidades vizinhas, eu vou acabar absolvendo os moradores dos outros municípios e isso vai gerar dificuldades para o cidadão silvajardinense – analisou Zelão, acrescentando que tem conversado com alguns pré-candidatos a prefeito das cidades vizinhas buscando entendimentos nessa direção. 

Para o chefe do Executivo silvajardinense, a Educação é o caminho para se alcançar esse sucesso. Geração de renda, emprego e investimento na sociedade também são temas que, segundo Zelão, devem estar presentes na pauta dos próximos governantes. “Essa preocupação deve existir para que o Comperj não gere os efeitos negativos percebidos em Macaé e Duque de Caxias, onde os investimentos da Petrobras causaram impactos positivos, mas trouxeram criminalidade, violência e aumentou a desigualdade social”, alertou.

Com o objetivo de exemplificar o seu projeto, o prefeito aponta os investimentos que têm feito em Educação em Silva Jardim, município que sempre figurou entre os piores índices de analfabetismo.
– Para nós, o recurso que destinamos a Educação é investimento. Essa ideia é tão forte, que nomeamos o vice-prefeito, Fernando Augusto, que é professor, para o cargo de secretário municipal de Educação e Cultura. Alguns ficaram receosos porque essa decisão poderia ser um tiro no pé. Caso a gestão de Fernando não fosse boa, isso poderia prejudicar a imagem da nossa administração, mas não nos preocupamos com isso, porque a nossa preocupação era com a Educação – ponderou Zelão.

“É bom viver aqui”

A secretária Véra Brito, o prefeito Zelão, a presidenta Dilma Rousseff e o secretário Paulo Eduardo.
O prefeito destaca que quando assumiu a prefeitura, o seu principal compromisso era melhorar a auto-estima da população. “A nossa ideia era mostrar ao silvajardinense que é bom viver aqui, porque o nosso povo não acreditava mais na cidade e mudar esse quadro não foi fácil”, lembrou o prefeito, acrescentando que somente investindo em Educação é possível tornar Silva Jardim um município viável. “Isso hoje é uma realidade, porque quem esteve fora da cidade, quando retorna diz que a cidade mudou”, comemora o prefeito.

A implantação de projetos que tem como objetivo, beneficiar as pessoas menos favorecidas, também são apontadas por Zelão como prioritárias para melhorar a auto-estima do cidadão silvajardinense.
– Incentivamos ações que favoreceram a população mais pobre, mas sem fazer assistencialismo, porque nós fomentamos programas como o Pró-Jovem Trabalhador e o Pró-Jovem Urbano, que dão cidadania, qualificação e prepara a pessoa para o mercado de trabalho. Também formamos 180 alunos do programa Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova Brasil) e montamos uma escola para funcionários analfabetos dentro da Secretaria de Obras – comentou.

Parceria entre os municípios

A implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Rio Bonito, segundo o prefeito Marcello Zelão, foi fruto da boa relação dos municípios e do esforço dos secretários municipais de Saúde das cidades vizinhas, sobretudo Tanguá e Silva Jardim. Para se repetir esse sucesso em outros setores, o petista afirma que a “ausência de vaidade é fundamental e quando não acontece em outros setores, a culpa é nossa, ou seja, dos prefeitos”.

Ainda sobre a questão da cooperação entre os municípios, o chefe do Executivo afirma que “se é possível os municípios caminharem juntos e sem vaidade na área de Saúde, porque isso não pode acontecer nos demais setores? A leitura que faço é que, ás vezes, falta vontade política e planejamento”, analisa Zelão, destacando que as políticas de curto prazo são mais privilegiadas que as ações que dão resultados em longo prazo.

Representatividade da região

De acordo com o prefeito Zelão, a pouca representatividade da região na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e no Congresso Nacional tem prejudicado o desenvolvimento e o crescimento regional. Ele acredita que os eleitores que moram nos municípios que circundam o Comperj deveriam ser mais “bairristas” e votar em políticos locais para fortalecer os municípios. Segundo Zelão, “não vemos o surgimento de novas lideranças, por carência ou por falta de espaço”.

Ainda sobre a necessidade de renovação, Zelão destaca a ausência dos jovens no cenário político. O prefeito comenta que em muitas ocasiões, os jovens até tem vontade de ingressar na política, mas são inibidos por comentários maldosos. “isso os deixa sem coragem de assumir esse papel de liderança. Eu defendo a ideia de que o jovem tem que ingressar na vida pública, os novos políticos devem buscar posições de maior destaque e acredito que quando isso começar a acontecer em nossa região, todas as nossas cidades serão muito mais beneficiadas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário