*Moysés Dário
Moysés Alves |
Estamos no ano 2012 da era Cristã. Vivemos uma grande transformação nos negócios, na Educação, na Cultura e na Comunicação. Estamos vivenciando uma verdadeira revolução tecnológica e comportamental. As possibilidades que a popularização da internet trouxe são ilimitadas. Aliadas a ela estão o surgimento de equipamentos e tecnologias que permitem uma integração global, com total interatividade a acesso a informação, comunicação e entretenimento em tempo real.
O mundo está em rede, interligado e comunicativo. As pessoas estão mais bem informadas e exigentes. A integração com diferentes culturas e diferentes padrões de comportamento e consumo estão atravessando fronteiras e alterando o padrão de exigência dos consumidores modernos. Internet banda larga, internet sem fio, redes sociais, tablets, smartphones, TV por assinatura entre outros, tornaram-se essenciais no mundo moderno.
E é nesse cenário futurista que as empresas estão se vendo obrigadas a se adaptar para conseguir atrair, agradar e manter seus clientes. Com uma crescente elevação no padrão de exigência dos consumidores e aumento da concorrência, modernizar-se se torna uma questão de sobrevivência. E essa modernização vai muito além de criar uma página no Facebook ou ter internet sem fio em seu estabelecimento. O uso dessas ferramentas já é praticamente obrigatório e básico, principalmente para agradar os consumidores mais jovens e que fazem uso constante das mesmas. Quando se fala em modernização é preciso reavaliar todas as áreas e ambientes da empresa e fazer uma profunda análise na forma como se fazem negócios.
Nesse cenário globalmente interligado e digital, é necessário rever toda a estrutura de marketing, gestão, atendimento e logística. É preciso rever o relacionamento com mercado. A tecnologia está alterando a forma como as pessoas fazem negócio e escolhem o quê, onde e quando querem consumir. Inovação é palavra de ordem para empresas que querem andar na frente e antecipar tendências, e conseqüentemente se destacar no mercado. Inovação inclui estratégias específicas e conscientes para atrair consumidores e fidelizar clientes. A experiência de consumo, seja de compra de mercadorias, serviços ou informações, deve ser a mais agradável possível para o cliente e a qualidade do produto ou serviço, bem como o pós-venda surgem como grandes diferenciais.
Clientes compartilham experiências boas e ruins nas redes sociais, por exemplo, elogiando ou reclamando da experiência que tiveram com as empresas. Esse grau de satisfação é o que determinará a indicação daquela empresa para outras pessoas ou a sua não recomendação. Isso gera uma reputação boa ou ruim não só entre os amigos desses consumidores, mas para toda a rede que pode visualizar tudo quanto as pessoas postam ou comentam sobre sua experiência de consumo.
Essa “reputação” pode ser determinante para atrair novos clientes e construir uma marca sólida no mercado. A diferença é que essa experiência era compartilhada apenas com conhecidos, amigos e pessoas de convívio local. Mas agora ela tem uma abrangência global, não importa o porte da empresa nem a cidade em que ela está localizada. Se virtual ou físico, as experiências de consumo estão ganhando uma nova dimensão e novos conceitos.
Restaurantes e bares estão disponibilizando os menus através de tablets ou pela internet, para consulta em casa, smartphone ou redes sociais. Academias de ginásticas e dança estão oferecendo música com bandas ao vivo durante os treinos para descontrair o ambiente. Já imaginou ir ao salão, fazer as unhas e tomar um drink? Pois se você nunca tinha pensado nisso, a Cosmopolish pensou e criou um salão no estilo dos salões europeus na região metropolitana de São Paulo. E que tal ganhar uma massagem de uma linda garota enquanto espera para cortar o cabelo e fazer a barba.
Em geral são idéias simples, mas com grande poder inovador e que aliados a produtos e serviços de qualidade e técnicas modernas de gestão podem ser determinantes para o sucesso e expansão dos negócios. Nesse sentido, empresários e empreendedores que desejam crescimento e fidelização de clientes devem ficar ultraconectados com as tendências da era moderna. Se for o caso, deve fazer uso constante de profissionais e ferramentas capazes de proporcionar as mudanças necessárias para atender aos atuais padrões de consumo e comportamento. Como disse o visionário Willis Harmman: “O desafio das lideranças está em perceber o surgimento da força da mudança e em acompanhar seu movimento.”
*Moysés Dário é Contador e Consultor de Negócios.
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