quarta-feira, 20 de junho de 2012

Moeda social Capivari, premiada pela ODM Brasil, é tema de palestra na 'Rio + 20'

Evaldo Nascimento

Zelão durante a palestra sobre o Capivari.
O projeto “Banco Comunitário Capivari e a Moeda Social Capivari” de Silva Jardim, premiado na 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil, no último dia 30 de maio, no Palácio do Planalto, em Brasília, foi um dos destaques da rodada de palestras “Prêmio ODM Brasil: Melhores Práticas para o Desenvolvimento Sustentável” promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no evento “Rio + 20”. A convite da Secretaria-Geral da Presidência da República, o prefeito Marcello Zelão e a Secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Vera Brito, falaram da iniciativa no último dia 18 de junho, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, para uma plateia de cerca de 60 pessoas.
– Acreditamos que os bancos e moedas comunitárias podem ser o caminho para ajudar inclusive nos problemas econômicos sofridos atualmente por vários povos. Não fomos nós os criadores da ideia, mas o importante é que o Capivari – a primeira moeda social do Estado do Rio de Janeiro – é da nossa cidade onde está promovendo o desenvolvimento e servindo de exemplo para outras – disse o prefeito Zelão após a apresentação do vídeo sobre o lançamento da moeda e do banco Capivari e das explicações da secretária Vera Brito.

A comitiva de Silva Jardim contou ainda com a presença da Gerente de Projetos da Secretaria municipal de Planejamento, Isabelle Braga, que entregou uma nota de 10 Capivaris ao Secretário de Projetos Especiais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Olavo José Perondi.

A Secretária Vera Brito lembrou que o Banco Comunitário Capivari (BCC), que ainda “é um bebê, com um ano e sete meses de existência, está contribuindo para o desenvolvimento da economia solidária em todo o Estado”.
– Criamos a moeda sem a pretensão de recebermos prêmios, mas ela foi bem recebida e chegamos até aqui – disse ela lembrando que a iniciativa contribuiu inclusive para levantar a auto-estima dos munícipes de modo geral, e enaltecendo a visão do gestor Zelão, “que olhou mais para o IPH (Índice de Potencial Humano) da população”.

Já o Secretário de Projetos Especiais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Olavo José Perondi, ressaltou que o prêmio concedido pela ODM Brasil é bastante respeitado e que os projetos são sérios recebendo inclusive as visitas e avaliações dos organizadores. E que o fato de as cidades terem recebido os prêmios vai abrir as portas para elas, sendo que eles vão preparar outros eventos desta natureza para as organizações participarem.

O Secretário Nacional de Relações Político-Sociais da Secretaria-Geral da República, Wagner Caetano, abrindo as palestras, explicou o que era e quais os objetivos do prêmio ODM, cuja ideia é fazer com que prefeituras e instituições da sociedade civil organizadas participem e desenvolvam suas práticas.
– Foram 87 projetos premiados, os quais dão resultados nas suas comunidades, embora todos os outros que concorreram sejam muito bons. O prêmio virou uma grande ferramenta para discutir as metas de desenvolvimento do milênio – destacou ele, ressaltando que as metas do milênio no Brasil foram iniciadas no governo do Presidente Lula com a campanha “Fome Zero”, para mobilizar a sociedade em geral.

Os outros projetos que contaram com palestras na rodada foram: “Dançando para não Dançar”, “Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado (Reca)”, “Maré de Sabores”, Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação”, “Carretinha da Saúde Morhan” e “Fundo Vale”. A moderadora do ciclo foi Maria da Piedade Morais, técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea.

O projeto premiado de Silva Jardim motivo do convite tem como objetivos principais fomentar a circulação dos recursos financeiros dentro do próprio município a fim de promover o desenvolvimento econômico local. Assim como fornecer microcréditos a pequenos empreendedores da cidade para que eles possam iniciar e tocar os seus próprios negócios. O Capivari foi a primeira moeda social lançada no Estado do Rio e tem servido de exemplo para o lançamento de outras como a CDD, da Cidade de Deus, além de ter sido motivo de pesquisas de universidades, assim como de reportagens em vários veículos de comunicação, entre eles o “Wall Street Journal”, de Nova Iorque.

Fonte: Ascom/SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário