domingo, 3 de junho de 2012

Pág. 7 - Saúde de Rio Bonito – Padrões “europeus” ou “africanos”?

Os governos, federal e estadual, são incompreendidos, e, por vezes, chamados de “doidos” ou “tendenciosos” por darem nota 10 para a Saúde de Rio Bonito. Aliás, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes disse em recente entrevista ao Bom Dia Rio (TV Globo) que a secretária de Saúde Maria Juraci Dutra, está “revolucionando” a Saúde de Rio Bonito.

Enquanto a situação colhe os louros da declaração do secretário, a oposição, até com certa razão, assegura estar sendo vítima de um complô que pretende esconder, entre outras coisas, as mazelas do setor (elas existem).

Não podemos deixar de destacar que não são poucas as pessoas que reclamam do nosso hábito de simplificar as coisas. Estamos falando de situações que parecem muito complexas, mas que quando analisadas percebe-se que o bicho não é tão feito quanto parece!

Vale destacar que governo e população analisam a Saúde de forma diferente. Ao contrário dos usuários, o governo não centraliza as suas avaliações nas pessoas e profissionais, mas nos equipamentos.

Um município de cerca de 50 mil habitantes, que conta com um Centro de Tratamento de Câncer, uma UPA, um hospital equipado com CTI, Postos de Saúde com PSFs e ESFs (em quase todos os bairros), um Banco de Sangue, um Centro de Reabilitação, Banco de Leite Humano, Laboratório, CAPs, Clínica de Hemodiálise (CDR), Casa Terapêutica, Centro Odontológico, entre outros equipamentos, está sendo, na visão do governo, muito bem atendido pelo SÚS.

O amigo dirá: “Mas esses equipamentos não funcionam!”. Bem, esse é outro tema e aos governos não interessa analisar.

Conclusão: A população não está errada quando não vê qualidade na Saúde oferecida. Contudo, quando insiste em dizer que a coisa não está ruim, o governo também não está errado. Os critérios de análises é que são diferentes. A população avalia as pessoas (profissionais), o governo avalia prédios, equipamentos e recursos dispensados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário