domingo, 3 de junho de 2012

Pág. 7 - Ministério da Saúde aponta Rio Bonito como referência em Saúde para comitivas internacionais

Flávio Azevedo

Visitantes do exterior conheceram a UPA de Rio Bonito.
Na primeira semana de maio Rio Bonito foi visitado por delegações, do Canadá e do Equador. Os visitantes vieram, por indicação do Ministério da Saúde, conhecer os equipamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A cidade vem sendo referência pelos investimentos que tem recebido no setor, principalmente na cobertura do Programa de Saúde da Família, que garante aos moradores, acesso aos serviços de Saúde, que com a implantação de quatro novos PSFs chegará a 100% do território municipal.

Os primeiros a visitarem Rio Bonito foram os estudantes da École Nationale D'administration Publique (Universidade Nacional de Administração Pública), de Quebec, no Canadá. Cerca de 30 alunos percorreram equipamentos como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Centro de Saúde do Coração, o Hospital Regional Darcy Vargas, a Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) a Residência Terapêutica e as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do Boqueirão e Lavras. O grupo foi acompanhado pelo Prefeito José Luiz Antunes, o Vice Matheus Neto e Secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra.

Rio Bonito foi indicado como referência pelos governos, federal e estadual, por contar com os pontos de atenção da rede de saúde de médio porte. De acordo com o coordenador do grupo, professor, Rémy Trudel, a visita foi importante para entender a relação entre o SUS e o setor privado.
– O objetivo para nós é observarmos como articulam o setor publico com o privado e não o inverso. Os sistemas universais de saúde estão todos em estado de perigo a menos que acham formas adequadas para usar o setor privado, mas dentro das orientações do setor publico. Eu fui ministro de Saúde de Quebec e posso dizer que o país mais avançado em matéria de contratualização entre esses setores é o Brasil – comentou.

Visita equatoriana

Representantes do Ministério da Saúde do Equador também estiveram em Rio Bonito para visitar a Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano, que funciona no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior, na Mangueirinha. O grupo conheceu o funcionamento da unidade, ficou impressionado com o trabalho realizado e vai adaptar ao modelo equatoriano, os dados positivos percebidos durante a visita.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, o trabalho no município vem sendo feito para que o serviço público oferecido seja de qualidade. “Em cada cantinho, em cada unidade tem uma equipe acreditando nesse sonho e lutando diariamente por isso. Nós temos gente, tanto na figura do prefeito como na do vice-prefeito, pessoas que acreditam que é possível fazer um SUS público, universal e que garanta acesso com qualidade a todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário