terça-feira, 5 de junho de 2012

Estado quer aumentar a fiscalização ambiental e conta com auxílio das Prefeituras

A prefeitura de Rio Bonito recebeu um carro do Governo do Estado, em solenidade realizada no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, no início deste mês. O evento contou com a presença do secretário do Ambiente, Carlos Minc, e da presidente do Inea, Marilene Ramos. A iniciativa faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, que terá diversos eventos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente nesta terça-feira (05/06).

O Governo do Estado equipou 57 prefeituras com veículos e equipamentos, com objetivo de melhorar as condições de fiscalização e para o licenciamento ambiental em todo o território fluminense. Com a atribuição compartilhada de licenciar os empreendimentos de baixo impacto, os as superintendências do Instituto Estadual do Ambiente e as administrações municipais demandaram investimentos em infraestrutura e na qualificação de pessoal.

Os carros, com quatro portas, na cor branca, e adesivados com a logomarca do programa da Secretaria do Ambiente, foram adquiridos com recursos da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Estado (TCFA), num total de R$ 1,6 milhão. Para a distribuição dos carros, a SEA escolheu nesta primeira etapa as 42 prefeituras com quem assinou convênio para assumir a concessão de licenciamento ambiental de empreendimentos de pequeno e médio portes e as 15 cidades da Região Noroeste Fluminense, consideradas as mais carentes de recursos e equipamentos para executar o trabalho. Minc garantiu que, em breve, os demais municípios serão contemplados.
– Os recursos ajudarão as prefeituras a contratarem mais geólogos, mais engenheiros florestais, enfim, mais gente para fiscalizar e defender o nosso meio ambiente. Esta é uma boa parceria que está ajudando a erradicar os lixões e avançar com o saneamento. Graças a essas parcerias o Estado do Rio é o que mais se desenvolve e menos desmata – comparou Minc.

Fonte:Ascom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário