terça-feira, 5 de junho de 2012

Distribuição de mudas beneficiou a agricultura familiar de Rio Bonito

Denilson Santos

A secretária Daniele Rodrigues afirma que boa parte dos gêneros alimentícios são utilizados na merenda escolar.
A secretaria de Agricultura começou a distribuir mudas para os agricultores do município, através do sistema de monitoramento de plantio acompanhado. São 5 mil mudas, entre elas de hortaliças e legumes, como jiló, alface, mostarda, cebolinha, couve, entre outras, que vem fortalecendo a agricultura familiar no município. Segundo a secretária de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Daniele Rodrigues, a maioria desses gêneros alimentícios são adquiridos pela secretaria de Educação para serem utilizados na merenda escolar. O aumento da participação de agricultores da cidade na merenda escolar foi feito através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estimulou o crescimento do projeto em Rio Bonito.

De acordo com a legislação do programa, no mínimo 30% dos recursos recebidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deverão ser utilizados na aquisição de alimentos diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. Esta parceria com a secretaria de Educação é uma maneira de incentivar a agricultura familiar e oferecer aos alunos do município uma merenda mais saudável.

A meta da prefeitura de Rio Bonito é chegar a 20 mil mudas distribuídas entre as áreas de produção no campo, e a implantação de hortas nas escolas. Desta forma, não só as crianças irão adquirir hábitos saudáveis, bem como todas as famílias dos alunos. “O nosso objetivo é incentivar a produção rural no município e motivar as crianças a terem hábitos alimentares mais saudáveis, com a implantação das hortas comunitárias. Esperamos que isso também influencie os pais a agirem da mesma forma”, afirma Daniele Rodrigues.

Fonte: Ascom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário