domingo, 3 de junho de 2012

Pág. 6 - Observador

Justas homenagens

Se sempre estamos criticando o poder Legislativo de Rio Bonito, dessa vez faremos um elogio! A Sessão Solene realizada pelos vereadores no dia 07/08 foi um evento singular, sobretudo pelo volume de pessoas que, com justiça, foram homenageadas com o “Título de Cidadão Riobonitense” ou com a “Medalha do Mérito Legislativo Carlos Cordeiro”.

Falando em Câmara...

... Os vereadores que não conhecem o real papel de um parlamentar, não aguentam mais a leitura do Estatuto do Servidor Municipal que está sendo feita a cada sessão. Quem lê é a vereadora Rita de Cássia (PP). O ar professoral da parlamentar tem irritado alguns colegas, mas as explicações que ela faz têm sido importantes para quem está acompanhando a sessão e, certamente, para os vereadores mais tapados (não é difícil identificá-los).

Papel do vereador

Poucos sabem que o papel do vereador não é carregar gente doente, dar carona, arranjar boquinha, pagar churrasco, pinga ou fazer mudanças. Aos parlamentares que acham desagradável participar daquilo para o qual foram eleitos, “peçam pra sair”. Aliás, os senhores nos fariam mais felizes se abandonassem a carreira política. Vereadores que só se lembram da função que exercem no dia de receber o salário são dispensáveis!

Transporte Público

As reclamações sobre o transporte público de Rio Bonito são grandes. No último dia 27/05, porém, uma reportagem do Fantástico mostra uma fratura exposta da sociedade brasileira: as sacanagens que estão por trás desse setor país a fora. Que o volume de pilantras no Brasil é alto, nós sabemos, mas é indigesto ficar com a impressão que esses marginais operam com a permissão da Justiça e em parceria com os órgãos que deveriam estar fiscalizando e corrigindo ilegalidades que tem provocado acidentes e causado mortes!

Desfile Cívico

O Desfile Cívico Escolar em Rio Bonito (07/05) foi marcado por cobranças e homenagens. As cobranças vieram do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) que reivindicam há cerca de 20 anos, uma série de benefícios para os profissionais do setor. Entre várias homenagens, a mais marcante foi da Escola Municipal Márcio Duílio Pinto, que homenageou a atriz do Projeto “Lona na Lua”, Raphaela Dias, que faleceu no último dia 1º de maio.

Maranathá

A galera que organiza o Maranathá, uma ferramenta que tem sido fundamental na recuperação de dependentes químicos, merece uma menção honrosa! Junto com a Pastoral da Sobriedade, essa rapaziada tem feito um trabalho silencioso, mas muito interessante e eficiente! Parabéns aos envolvidos e muitas bênçãos de Papai do Céu!

Michel Teló

Ao término do show que embalou Silva Jardim no último dia 8 de maio, Michel Teló falou do sucesso do Brasil no exterior e comentou que isso aumenta a auto-estima do brasileiro. Declaração apropriada para a “Terra do Capivarí”, já que o prefeito Marcello Zelão tem feito um trabalho eficiente de recuperação da auto-estima do silvajardinense. Entretanto, para Teló e Zelão nós deixamos um recado: “um povo só consegue mudar quando a mudança vem de dentro”.

Escola Criar

Mais uma vez a Escola Criar foi destaque no Desfile Cívico de Sete de Maio. Além da bela apresentação da banda, os alunos trouxeram um manifesto a favor do meio do Meio Ambiente e um pedido por mais atenção para a Serra do Sambê, que enfrenta problemas com incêndios e desmatamentos. Se a atual geração é irresponsável, essa não é a postura das gerações futuras.

Outros destaques

O Desfile Cívico Escolar também contou com a estreia da simpática creche Maria Joaninha. Parabéns às famílias que participaram! A persistência da banda do Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, que apesar da chuva não abriu mão de fazer parte da sua apresentação, também merece destaque! Em tempo de falta de limites, o Colégio Maurício Kopke trouxe, numa das faixas, um recado oportuno: “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”. Fato!  

Trânsito

Atenção motorista riobonitense, para guiar um carro é indispensável saber usar um dispositivo chamado “Comando de Seta”, que, curiosamente, não é um enfeite. Estamos falando daquela paleta que existe por trás do volante, geralmente à esquerda. Funciona assim: quando você vai entrar para esquerda, ela deve ser tracionada para baixo, mas se você vai entrar à direita, deve empurrá-la para cima!

Falando nisso...

... É impressão nossa, ou Rio Bonito é a única cidade do Brasil onde o motorista que está na rotatória precisa parar para os demais? A preferência na rotatória, em qualquer parte do país, é de quem está dentro dela, mas essa não é a nossa realidade!   

Casimiro de Abreu

No dia 25 de maio, no seu perfil no Facebook, o prefeito Antonio Marcos, de Casimiro de Abreu anunciou as atrações que a tradicional festa da cidade, realizada em setembro, oferecerá para a população: Trazendo a Arca; Gustavo Lima; O Rappa e Ivete Sangalo. A festa da Melhor Idade contará com The Fevers. A cidade irá sediar o Rio São Paulo de Showbol (Fluminense x Santos e Flamengo x São Paulo).

Sofrimento

No último dia 04/05 os servidores municipais estavam indignados com o fato de não conseguirem receber os seus caraminguás. Aliás, segundo essas fontes, apenas o servidor contratado conseguiu botar a mão no “faz me rir”. As reclamações de clientes e usuários da Caixa Econômica Federal (CEF), agência de Rio Bonito, são direcionadas ao péssimo atendimento. O problema, porém, já se tornou corriqueiro. Vale destacar que quando a Prefeitura negociou a folha de pagamento com a CEF (2008), os problemas são muitos e ninguém resolve.

Equívoco e frouxidão

Dia desses, um desavisado teve a infelicidade de nos dizer que isso acontece por culpa da imprensa. Analisando a fala desse cidadão percebemos que ele não está tão errado, porque essa é a realidade do nosso país. As pessoas pensam que a imprensa é uma espécie de fiscal do serviço público. Coisas de Brasil, um país onde a oposição é ridícula, as entidades reguladoras e fiscalizadoras inexistem, a confiança no Judiciário está minada e o povo é amordaçado ou conformado!

Absurdo I

No dia 14 de outubro de 2009, o governador Sérgio Cabral esteve em Rio Bonito. Sob vaias dos topiqueiros, ele prometeu dar um banho de asfalto na cidade e realizar várias obras. Ele tentava a reeleição. Na oportunidade, o governador assinou, junto com o prefeito, um convênio de INTENÇÕES (o inferno está cheio delas) para que essas obras fossem realizadas.

Absurdo II

Como de praxe, o governador mandou menos da metade do que prometeu, mas é o prefeito que carrega a culpa de não ter realizado as obras prometidas. Seria um castigo pelas acusações que ele faz ao Legislativo das coisas que ele é o verdadeiro culpado? Mas não vem ao caso! Vamos destacar que talvez seja por conta disso que quando esses oportunistas do Estado querem vir a Rio Bonito, o prefeito não dá a devida importância! Diante disso, o cínico deputado de Saquarema e sua trupe dizem que “Mandiocão não aceita ajuda”.

Absurdo III

O prefeito José Luiz tem um monte de defeito, mas para nós o pior deles é não tomar a iniciativa de vir a público explanar essa história. Parte dessa omissão pode ser atribuída às eleições desse ano, onde todos os grupos políticos estão almejando o apoio de “espertinho Cabral”.

Conclusão

O oportunismo político nasce do seio do povo e quando alguém desse povo passa a exercer um cargo eletivo, ele leva consigo esse oportunismo. Histórias como essa explicam o porquê de muita coisa feia que vemos por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário