quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pág. 17 - Auto Escola

*Felipe Braga

Certa vez encontrei um velho amigo dos tempos de escola. Fiquei muito feliz por vê-lo, pois já se passavam mais de 10 anos de nossa formatura e neste tempo não tive noticias suas.

Depois de algum tempo conversando sobre os caminhos que a vida nos proporcionou, ele me confessou que até hoje, aos 30 anos, não havia conseguido ser aprovado no exame para obter Carteira de Motorista. Curioso, eu o indaguei o motivo de tamanha dificuldade, já que em sua primeira tentativa, eu estava presente, e, ao contrário dele, fui aprovado. Resignado, ele me respondeu que após 14 tentativas, estava prestes a desistir e começar a dirigir sem carteira.

Fiquei espantado com o desanimo de meu amigo e, na tentativa de tentar ajudá-lo comecei a perguntar como ele fazia nos testes de direção. Ela contou-me que nunca ouviu o que o instrutor lhe ensinava, mas somente recordava das lições de direção de seu pai. Não resisti e perguntei:
- Mas o que seu pai lhe ensinava?
E ele respondeu:
-Ele sempre me disse que as leis não foram feitas para serem respeitadas. O mais esperto é aquele que chega mais rápido! Se você vê o sinal vermelho, acelere! Se for faixa de pedestres, acelere mais! Nuca ligue a seta e só estacione sobre a calçada! É bem mais rápido!
Depois de ouvir todas aquelas barbaridades, eu falei:
- Tá explicado por que você não consegue ser aprovado no exame! Antes mesmo de dirigir você já tem todos os ensinamentos errados e faz isso como verdade absoluta, não ouvindo aqueles que realmente querem o seu bem, como, por exemplo, o professor da auto escola... Mas me responda uma coisa, seu pai tem carteira de motorista?
- Tem... Quer dizer... Já tomou mais de 200 multas e no final do ano não vai ter jeito... Vai ter que entregá-la...
- E você já dirigiu o carro dele?
Perguntei aflito com tantos devaneios... E prontamente me respondeu que não! Mas ele não se importava... Sua família estava pensando em comprar um carro e dar para ele assim mesmo.
Atônito, fiquei imaginando como seria este louco solto pelas ruas podendo usar sua máquina para passar por cima de qualquer um que atravessar sua frente.

Conclusão:
 Dirigir não é para principiante, principalmente quando se é mal ensinado! Ainda mais se for o carro dos outros... E você, daria seu carro ou mesmo emprestaria por um minuto que fosse a um cara desses? Detalhe, seu próprio pai, mentor intelectual e instrutor, nunca confiou nele... Pois nunca deixou seu tão estimado carro nas mãos do filho...

Do seu colunista de sempre...

*Felipe Braga é empresário

Nenhum comentário:

Postar um comentário