sábado, 16 de junho de 2012

Começa em outubro obra para sistema de reuso da água do Comperj

A Cedae anunciou, ontem, que está previsto para outubro o início da construção do maior sistema de reuso de água do mundo. Para abastecer o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, a ETE Alegria, no Caju, vai ganhar uma Unidade de Tratamento Terciário de esgoto. O projeto foi apresentado pelo diretor de operações da Cedae, Jorge Briard, no painel “Governança da Água”, no Humanidade 2012, evento que acontece no Forte de Copacabana e faz parte da programação da Rio+20.

Para atender a necessidade de 1,5 mil litros por segundo para a operação do Comperj, o esgoto da estação será tratado três vezes e transportado para o complexo através de uma adutora de 49 quilômetros. A tubulação sairá da ETE, passará pela Baía de Guanabara até a Estação de Tratamento de São Gonçalo e seguirá em mais 32 quilômetros por terra até Itaboraí. A previsão é que o sistema comece a funcionar no início de 2014, cerca de três meses antes do início das operações do Comperj.
– Diversas alternativas foram se constituindo para o abastecimento do complexo. Estudamos a viabilidade de todas e a produção de água industrial na ETE Alegria foi a melhor delas. Até agora, o que é tratado na estação é despejado na Baía de Guanabara – disse Briard.

Orçamento

De acordo com o diretor de operações da Cedae, o orçamento ainda está sendo concluído, mas a previsão é de que a obra custe R$ 1 bilhão. Briard esclareceu que a intervenção é necessária para suprir a escassez de recursos hídricos na área de Itaboraí.

Fonte: O São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário