quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pág. 10 - Halitose ou Mau Hálito

*Zalu Bruno Marotti

Zalu Bruno Marotti.
Mais conhecida por mau hálito, ela é provocada por bactérias que produzem compostos com odor desagradável. Sabe-se que 80 a 90 % têm origem bucal.

Na maioria dos casos são provocados por uma higiene oral inadequada (saburra lingual e doenças da gengiva), porém a ingestão de alimentos como, por exemplo, alho ou cebola; o uso de tabaco e produtos alcoólicos; falta de salivação (provocados por algumas medicações); algumas doenças sistêmicas (câncer, diabetes, problemas com fígado e rins), dentre outras causas também podem causar o mau hálito.

Para prevenir a halitose, escove corretamente os dentes pelo menos três vezes ao dia e use o fio dental para remover a placa bacteriana, não se esquecendo de escovar a língua. Para quem usa prótese, a recomendação é remover a dentadura antes de dormir e colocá-la pela manhã.

A halitose matinal (ao acordar) é normal e deve desaparecer logo após a alimentação e da realização da higiene bucal pela manhã, este tipo de mau hálito ocorre devido ao jejum associado à diminuição do fluxo salivar durante o sono.

O mau hálito tem tratamento, visite seu dentista para fazer uma avaliação.


*Zalu Bruno Marotti é dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário