domingo, 3 de junho de 2012

Pág. 10 - O Eneagrama

*Dr. João Jorge.

Meus queridos leitores, hoje vamos falar com vocês de um instrumento de autoconhecimento e auto evolução chamado Eneagrama. Esse instrumento vem das tradições sufis e dos padres do deserto há muitos séculos atrás. Quem trouxe para o ocidente foi o russo Gürdjef e entre nós, latino americanos, Ichazo e Cláudio Naranjo. Formaram-se várias escolas e hoje temos uma Associação Internacional de Eneagrama da qual o Brasil faz parte como afiliada, a IEA Brasil. Acabamos de chegar do VI Congresso Brasileiro de Eneagrama realizado em Curitiba.

Como o nome diz: ene = nove, o eneagrama se baseia no pressuposto que os seres humanos são divididos em nove tipos de personalidade. Todos têm um pouco de cada uma, mas somos mais fixados em uma dependendo de nossa educação. A nossa essência é pura, divina, mas nos perdemos no mundo e adotamos uma defesa para sobrevivência. A essa defesa nós chamamos de personalidade, que vem de Persona, máscara. Carregamos essa personalidade pela vida a fora, mas o nosso anseio é voltar à nossa essência. Todos nós temos sede de infinito e o eneagrama é um dos caminhos para voltarmos a essa essência.

O ser humano às vezes é assaltado com perguntas como: - De onde venho e para onde vou? - Qual é raiz de mim? - Qual é a essência que está por trás do meu Tipo de Personalidade? - Qual é o Segredo da minha realização como pessoa? - Qual é o Sentido da minha vida? O sentido da vida é nossa espiritualidade. Espiritualidade é aquilo que provoca transformações interiores significativas nossa vida. O Eneagrama faz esse caminho de nos colocar no caminho da realização, do sentido da vida.

Você está convidado a fazer este caminho. Leia a propaganda neste jornal.

Até à próxima...
João Jorge Cabral Nogueira é  Médico,  Professor e Escritor. Psicoterapeuta, Diretor do Instituto AmanheSer, Analista e Sintetista Transacional, membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, Professor dos Cursos de Pós-graduação em Hipnose Clínica na Uni-IBMR/SOHIMERJ e SPEI/IBH e autor dos livros Autoscopia e Criança de Luz.
            Perguntas, sugestões ou críticas para o autor através do e-mail: joaojorgecabral@yahoo.com.br Conheça nosso instituto onde ocorrem nossos cursos: www.institutoamanheser.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário