sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carta aberta aos guardas municipais de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Tenho visto alguns guardas municipais inconformados com a repercussão do episódio lamentável ocorrido na última sexta-feira (27/01), entre um guarda e um cidadão que se desentenderam na AV. Castelo Branco (rua dos bancos), no Centro de Rio Bonito. Teria havido agressão de ambas as partes. O lamentável episódio foi registrado na 119ª DP (Rio Bonito) e está, segundo informações do diretor da Guarda Municipal, Márcio Soares, sendo alvo de ação administrativa da Prefeitura que está apurando os fatos. O guarda foi afastado das ruas.

A grande reclamação dos guardas é que o caso ganhou repercussão por conta dos noticiários que trataram do assunto, sobretudo no meu Blog. De acordo com os guardas que estão se pronunciando sobre o assunto, as ações acertadas não recebe da mídia local, a mesma visibilidade que as falhas. Eles também denunciam a constante má vontade da população com os guardas e denunciam uma flagrante falta de respeito do cidadão riobonitense para com os guardas.

Diante disso, eu não poderia deixar de fazer uma reflexão e algumas análises sobre o assunto. Começo a reflexão destacando que guarda municipal atravessando uma velhinha no sinal não é, e, nunca será notícia. E, por quê? Simples: porque É ISSO QUE ESPERAMOS DELE.

Alguém já viu alguma professora ser notícia porque está dando aula? É claro que não, e o motivo é similar: ela está fazendo a obrigação dela! Também não veremos notícias dizendo que tal médico operou x pacientes num dia, porque é isso que esperamos dele! Entretanto, se essa professora jogar o apagador no aluno e o médico esquecer uma pinça no interior do paciente, certamente eles estarão no noticiário!

Alguém já leu alguma vez uma manchete assim? PAI TRABALHA TODOS OS DIAS PARA SUSTENTAR A FAMÍLIA! Não, por quê? Porque essa é a rotina de milhares de chefe de família Brasil afora. Agora, vejamos essa manchete: PAI É ACUSADO DE ENGRAVIDAR FILHA ADOLESCENTE. Viram a diferença? Agora... Sejamos sinceros: num primeiro momento, nos interessaríamos em ler qual dessas notícias?

MAS EU VOU DEIXAR DUAS DICAS: já que as ações positivas da guarda municipal não estão tendo a visibilidade que merecem, que tal contratar uma assessoria de imprensa? Vocês também podem criar um blog (não tem custos), onde os acontecimentos que a mídia – de acordo com você – está deixando de noticiar poderiam ser publicados!

Outra sugestão: Que tal os guardas municipais levarem essas queixas à próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS)? O encontro acontece no dia 06/02 (segunda-feira), às 10h, na Câmara Municipal. Geralmente, o povo critica muito a guarda nessas reuniões. Penso que os guardas poderiam inverter o jogo. Seria salutar se os senhores se organizassem e comparecessem no CCS para externar o sofrimento de vocês nas ruas da cidade!

Como diretor de Assuntos Comunitários do CCS, eu garanto que a fala não será negada a vocês! Pensem nisso! No CCS nós estaríamos discutindo, num fórum legítimo, essa questão da falta de respeito aos guardas em nossas ruas! Pensem nisso, façam planos e compareçam, porque o CCS é de todos! Oficializem o sofrimento de vocês... Botem a boca no trombone!

Nenhum comentário:

Postar um comentário