quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pág. 6 - O Observador

Esqueceram de Mim I

Eleitores nos informam que caso a nossa reportagem visite Praça Cruzeiro e as localidades do 2º e 3º Distritos de Rio Bonito, nós emplacaremos o “Esqueceram de Mim III” e quem sabe o “IV” (nessa edição, na página 3, nós publicamos o Esqueceram de Mim II). Pergunta: “Será necessário copiarmos o filme “Sexta-Feira 13”, que só acaba no décimo terceiro episódio? Ou esse filme de horror que nos assombra (o relaxamento), tem mais de 13 episódios?”.

Esqueceram de Mim II

Que nas próximas edições não tenhamos mais esse tipo de notícia. Aliás, a nossa torcida é para que nós sejamos convidados para cobrir a inauguração do Depósito Público de Rio Bonito e a implantação da Secretaria Municipal de Órdem Pública, ferramentas que já deveriam existir há mais de 10 anos, dado o volume de veículos que existe em nossa cidade e a postura inconsequente do brasileiro. Mas vejam bem... O objetivo dessas ferramentas é contribuir para o ordenamento da cidade. Se for para impor dificuldade e vender facilidade e/ou para fazer politicagem e barganhas eleitoreiras, que tudo continue do jeito que está.

Ficha Suja x Ficha limpa

Com a decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) aos efeitos da “Lei da Ficha Limpa”, é claro que os políticos que vestiram a carapuça estão preparando uma saída pela tangente. Caso contrário eles não seriam “Ficha Suja”. Entretanto, muita apreensão por parte dos tais políticos acontece por conta da gula da sua guarda pretoriana (assessores)! Aliás, algumas falcatruas são feitas apenas para sustentar a sanha desses inúteis personagens.

Prostíbulo

Dias atrás, um jovem comentou que determinadas coisas que acontecem no mundo político podem ser classificadas como “o estupro do povo”. Nós discordamos e defendemos a “teoria da prostituição”, que consideramos a real exemplificação do que acontece na relação “comercial” entre votantes e votados! No meretrício, alguém dá alguma coisa em troca de outra! Já o ESTUPRO é forçado, violento, constrangedor. A PROSTITUIÇÃO é consentida, negociada, por vezes desejada! Concluído o ato, é comum que uma das partes se sinta suja, humilhada e ultrajada. No dia seguinte, porém, desejo e oportunidade levam os dois de volta à troca de favores. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Ministério Público

No último mês de setembro, a promotora Marcele Navega fez uma reunião com professores, diretores de escolas, sociedade civil organizada, autoridades policiais e definiu que seria deflagrada uma operação conjunta do MP, com a Prefeitura e Polícias; contra a ociosidade infantil nas praças e logradouros públicos de Rio Bonito. Dias depois, houve uma reunião fechada entre as principais autoridades do município para definir o assunto, mas até agora nada. Um ofício recebido pela antiga diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) comunicou o cancelado da operação. Por que será?

O equívoco

Brasil a fora, os candidatos a vereador e até vereador de mandato, pensam que eles são prefeitos. E não são! O eleitor também pensa que o vereador é prefeito. E não são! Aliás, o cara que chegar prometendo botar luz aqui; fazer ponte acolá; construir escolas ali; dar aumento de salário para o servidor; colocar ambulância e posto de Saúde no seu bairro; dar emprego; entre outras coisas; sai fora desse sujeito porque ele não sabe o que é ser vereador, função que não faz nada disso!

Funções do vereador...

... Representar o povo cobrando do prefeito, ações que contribuam para o bem estar da sociedade; fiscalizar para o povo, a forma como os recursos públicos estão sendo usados pelo prefeito; criar leis que tenham como fim, beneficiar a sociedade.

Amigo eleitor...

... Distribuir cesta básica; pagar exames; comprar remédios; fazer excursões para hospitais do Rio de Janeiro; presentear eleitores com telha, tijolo, areia, cimento, tinta, carteira de motorista, entre outras coisas que estamos cansados ver acontecer nos últimos anos; não é o papel do vereador. Ele tem é que trabalhar para que a Prefeitura ofereça esses serviços ao povo, sobretudo aos mais carentes. Qualquer pré-candidato que pense fora dessa cartilha deve ser riscado do seu caderninho de bons candidatos a vereador nas próximas eleições!

Maninho e Kopke

O vereador Carlos André Barreto de Pina, o Maninho (PPS), está sendo desrespeitado em suas atribuições de parlamentar. O edil deu o nome do saudoso professor Maurício Kopke a nova escola da entrada da Caixa D’Água, mas parece que a ideia do Executivo era dar outro nome a instituição. Com isso, a unidade continua sem nome. Aliás, segundo um relatório preparado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), núcleo Rio Bonito, além do nome, a escola também estaria sem lousas (quadro); mesas para as crianças realizarem as refeições na hora do recreio; persianas para proteger os alunos do sol, em algumas salas de aula; ventiladores, entre outras coisas. Será que já deram jeito?

No Facebook...

... Após essas considerações, o nosso editor comentou que embora classifique o parlamentar como um “zero a esquerda”, nessa questão o vereador está com a razão. Entretanto, incomodado com uma crítica tão contundente, um internauta questiona se havia necessidade da tal deferência ao parlamentar em questão. Segundo o nosso editor, “em cidades de menor porte não se pode fazer nenhum “comentário” sobre políticos sem que o “comentarista” seja taxado de puxa-saco ou interesseiro”.

Ele continua...

“... Acredito que tenha ficado muito claro que eu não estou sendo pago para dar razão ao vereador Maninho. A postura do parlamentar, no geral, pode não me agradar, mas a luz da Lei Orgânica do Município ele tem razão e a sua prerrogativa de parlamentar deve ser respeitada”!

Greve dos Policias I

Os órgãos de mídia, principalmente a Rede Globo, na intenção de desqualificar a greve dos Policiais Militares, Civis e Bombeiros, noticiaram que a adesão ao movimento grevista foi mínima e que a polícia esteve todo tempo nas ruas da cidade do Rio de Janeiro. Como sempre, essas mídias ignoram que o estado tem outros 91 municípios. Também podemos classificá-las de cínicas, porque caso tivesse acontecido algo similar ao que aconteceu na Bahia, os grevistas seriam considerados irresponsáveis.

Gastronomia

Em mais alguns dias o setor gastronômico de Rio Bonito receberá um reforço de peso! Ao Tavares Ximenez, que vai funcionar na antiga Padaria da Sete de Maio, nós desejamos boa sorte. Os proprietários do novo espaço, os empresários, Paulo Roberto e Victor Hugo, prometem inovar e surpreender os clientes e amigos. Outra notícia boa é que a direção da nova casa está aceitando curriculum, que podem ser deixados no local com Ivan.

Falando em Gastronomia...

... Os barraqueiros de Rio Bonito estão na bronca. Para montar uma barraca nos dias de folia, eles foram obrigados a desembolsar cerca de R$ 800,00. De acordo com eles, nos municípios vizinhos, os barraqueiros que comprovam morar na cidade têm 50% de desconto ao pagar esse tributo. “Nós compramos no comércio local, mas não temos nenhum tipo de incentivo. Pagamos a mesma taxa de quem vem de fora para pegar o dinheiro do folião e levar para outros centros”, reclama um barraqueiro. A reivindicação é antiga! Vamos torcer para que esse problema seja resolvido nos festejos do 166º aniversário de emancipação político-administrativa de Rio Bonito, no próximo mês de maio!

Aos pré-candidatos a prefeito

O cenário econômico e social do Brasil, sobretudo da nossa região, que vai se tornando a capital do petróleo, exige governantes que não tenham medo de ousar. Não podemos mais perder tempo com políticos que não tenham um olhar futurista. Em Rio Bonito, por exemplo, não temos rodoviária! O que temos é um grande ponto de embarque e desembarque. Todavia, conhecendo os nossos políticos (com e sem mandato), uma rodoviária como nós merecemos ainda vai demorar!

Guarda Municipal

Depois do entrevero entre um guarda municipal e um cidadão, algumas questões ficam claras. Os nossos guardas são mal pagos; carentes de um traquejo melhor no trato com o munícipe; e, sobretudo, precisam de uma melhor cobertura da Prefeitura no desempenho das suas funções. Vale lembrar que por haver uma insatisfação popular com o poder público e com a própria classe política, os guardas, expostos o dia inteiro nas ruas, acabam se tornando alvos fáceis da insatisfação do povo que descarregam sobre esses servidores, tudo o que gostariam de falar e fazer com quem ocupa cargos superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário