quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pág. 19 - Unidos da Galera e Acadêmicos da Fazendinha conquistam o Carnaval 2012 em Rio Bonito

Ary Marmo

Passistas da Acadêmicos da Fazendinha ajudaram a conquista da escola.
Depois de três dias de desfiles, na quarta-feira de cinzas (22/02), os riobonitenses puderam conhecer as agremiações campeãs do carnaval de 2012. O bloco, Unidos da Galera; e a escola de samba, Acadêmicos da Fazendinha; foram os vencedores. Os representantes das escolas e as torcidas vibraram com o resultado no término da apuração que aconteceu na Praça Fonseca Portela.

Na categoria bloco, o Unidos da Galera, da Serra do Sambê, com 59 pontos foi a campeã com o enredo “A Lenda do Índio Chorão”, que falava sobre a pedra em formato do rosto de um índio esculpida no Parque da Caixa D’Água. Em segundo lugar ficou o bloco Barriga Verde com 58,4 pontos. O terceiro lugar foi decidido somente no final, duas agremiações terminaram empatadas, Unidos do Boqueirão e Saidera do Bosque Clube fizeram 57,8 pontos, mas a nota da bateria, primeiro quesito de desempate, deu a terceira colocação a Unidos do Boqueirão.

A volta das escolas de samba

Depois de 22 anos, Rio Bonito voltou a ter uma disputa entre Escolas de Samba. Nessa categoria, a Acadêmicos da Fazendinha com um enredo que falava sobre contos de fadas foi a campeã com 77 pontos. A escola levou para a avenida três carros alegóricos tripés e cerca de seis alas com personagens do universo infantil como Peter Pan, Homem Aranha, bruxas, entre outros. A vice-campeã foi o Grêmio Recreativo Unidos do Leleô, com 72 pontos. Depois de muitos anos de inatividade, a escola voltou este ano a desfilar.

A agremiação homenageou o poeta riobonitense Leir Moraes, que no último dia oito de janeiro foi empossado acadêmico da Academia Fluminense de Letras (AFL), na cadeira que tem como patrono o também riobonitense Bernardino da Costa Lopes.

 O Secretário de Esporte e Lazer, Ronen Antunes fez um balanço positivo do carnaval. “No ano passado nós criamos a Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Rio Bonito (Abacarb) e a Família na Folia. Esse ano foi muito difícil, mas fomos inspirados pelo amigo Doia. Ele não esteve presente em matéria, mas esteve presente em espírito no peito de cada um de nós. Ele que me inspirou a dar suor, sangue e garra para resgatar o carnaval de Rio Bonito”, disse emocionado.

O carnaval da cidade contou também com a apresentação da banda Via Dutra que animou os cinco dias de folia com músicas carnavalescas, além dos blocos de empolgação, que desfilaram pelas ruas da cidade arrastando milhares de foliões. O Prefeito José Luis Antunes esteve presente nas festividades durante todos os dias de folia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário