quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pág. 7 - Rio Bonito inaugura Centro de Saúde do Coração essa semana

Depois da UTI e do Centro de Oncologia, que funcionam no Hospital Darcy Vargas, o Centro de Saúde do Coração é o novo investimento do município na área de Saúde.
Depois de contribuir de maneira importante para que Rio Bonito tivesse a sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), ambas localizadas no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), a Prefeitura Municipal de Rio Bonito inaugura na próxima sexta-feira (02/03), o Centro de Saúde do Coração (CSC). A nova unidade, que já está em funcionamento, está instalada no prédio que abriga a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a sede da Defesa Civil do município, na Mangueirinha.

De acordo com o vice-prefeito Matheus Neto, que visitava o local na última segunda-feira (27), o CSC vai oferecer, além da cardiologia, especialidades coadjuvantes para o tratamento das doenças cardíacas, como Urologia e Angiologia. Além disso, já estão sendo oferecidas várias especialidades ligadas a prevenção e ao tratamento de doenças cardíacas. Serviço Social, de Nutrição, Enfermagem e até Educação Física, também podem ser encontrados no Centro de Saúde do Coração.
– A realização desse sonho faz parte da nossa linha de investimento desse ano, que é organizar os serviços de Saúde do município e otimizar a nossa Rede Básica, que eu sempre falei ser um dos desafios da nossa gestão. Essa unidade é importante, porque ela consegue agrupar procedimentos que já existiam e agregar novos serviços como Mapa, Holter, Teste Hergométrico, Ecocardiograma e até um instrutor de Educação Física que tem a responsabilidade de dar aos pacientes, noções de atividades que eles podem desenvolver em casa – comentou Matheus.

O vice-prefeito celebra a conquista, agradece o empenho da equipe de trabalho de toda Secretaria de Saúde e revela que o CSC é um sonho antigo da gestão do prefeito José Luiz Antunes. A centralização dos serviços de Saúde e demais setores, segundo Matheus Neto, é um ganho para o município e para o contribuinte.
– A organização do serviço trás maior conforto para os pacientes; e maior eficiência à logística da Secretaria de Saúde. Aqui nesse espaço nós temos o Laboratório Municipal, o SAMU, o Hemonúcleo (Banco de Sangue), o Centro Odontológico e o Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior, que também abriga a Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano (Banco de Leite) e o setor de Vacinação – analisa.

Embora ainda não tenha sido inaugurado, o Centro de Saúde do Coração já está funcionando há cerca de duas semanas. Segundo o vice-prefeito Matheus Neto, como as instalações estavam prontas, os equipamentos em condições de uso e os médicos já estavam contratados, “não era injusto com a nossa população manter o local fechado esperando apenas o dia da inauguração. Sendo assim, nós decidimos colocar a unidade em operação e já estamos com uma demanda muito boa de pacientes. Exames como eletro do coração, por exemplo, nós realizamos cerca de 40 diariamente”, comentou Matheus.

Atendimento precisa ser referenciado

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para dar essa organização anunciada pelo vice-prefeito Matheus Neto, o atendimento no Centro de Saúde do Coração precisa ser referenciado pelas unidades básicas que estão espalhadas por todo município. A orientação da SMS é que o contribuinte busque atendimento nos Programas de Saúde da Família (PSF), onde o médico do posto irá fazer a primeira avaliação desse paciente e caso perceba a necessidade de um acompanhamento específico de cardiologia, encaminha esse paciente ao CSC.

A secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra comemora mais essa conquista e trás um dado preocupante: o Diabetes e a Hipertensão são doenças que tem vitimado muitas pessoas no município. Segundo a secretária, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a doença que mais faz vítimas em Rio Bonito na atualidade. “Nasce dessa preocupação a ideia de oferecer uma academia, onde, além dos exercícios físicos, o paciente aprenderá a montar equipamentos caseiros, utilizando cabos de vassouras, garrafas pets, entre outros objetos, para dar continuidade ao tratamento em suas residências”.

Novos investimentos

Durante a sua visita ao Centro de Saúde do Coração, o vice-prefeito comentou que o município esse ano deve conseguir cobrir em 100% de sua extensão a cobertura do PSF. Isso será possível com a inauguração das unidades da Jacuba, Mangueira e Bela Vista, que estão em construção. Os moradores do Bosque Clube e da Cidade Nova terão como referência a unidade da Bela Vista. Ainda segundo Matheus Neto, na Serra do Sambê, onde a unidade de Saúde funciona numa casa alugada, o atendimento será feito em local próprio, sob a quadra de esportes do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário