segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Rio Bonito recebe leitos de UTI e carro para combate a dengue

Fotos Rogério Rodrigues

Modelo do quarto de UTI com os equipamentos doados.
O prefeito José Luiz Alves Antunes e a secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, receberam do Governo do Estado, nesta quinta-feira (02/2), um leito de UTI e um carro para combater a dengue. A cerimônia foi realizada no Palácio da Guanabara e contou com a presença do governador Sérgio Cabral,  do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes,  entre outras autoridades. Foram entregues 81 leitos de UTI para municípios do Rio de Janeiro que demonstraram interesse em aderir ao Programa de Modernização e Ampliação de Leitos e 40 carros que vão ajudar agentes de saúde das cidades no combate à dengue.

Cada leito de UTI conta com cama, monitor e ventilador. Além disso, os hospitais receberão um carrinho de parada e um desfibrilador. Além de Rio Bonito, foram beneficiados as cidades de Angra dos Reis, Barra Mansa, Campos, Itaboraí, Petrópolis, Quissamã, Resende, São Gonçalo, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras, Volta Redonda e Itaperuna. “Desde 2007, abrimos mais de 400 leitos de UTI (adulto e pediátrico) somente em nossas unidades próprias e temos a previsão de inaugurar mais 140 em hospitais da nossa rede, totalizando R$ 16,6 milhões em investimentos”, lembrou o secretário Sérgio Côrtes.

Carros para combater a dengue

Cada um dos municípios que receberam os 40 carros para o combate à dengue foram selecionados de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Saúde – cidades com população de até 160.000 habitantes. As prefeituras, dentre elas a de Rio Bonito, também se comprometeram a executar as ações recomendadas pela Secretaria de Estado de Saúde - dentro da campanha 10 Minutos Contra Dengue – visando à promoção e prevenção da dengue e a melhoria dos indicadores da doença.
“Há quatro meses, a Secretaria de Estado de Saúde entrou em contato com todos os prefeitos e comunicou que aqueles que cumprissem as metas de combate à dengue em relação aos agentes de endemia, planos de contingência para assistência, montagem de centros de hidratação, entre outras, ganhariam o carro. Fizemos um contrato com eles para garantir que isso fosse cumprido. Dos 40 municípios que fizemos esse trato, todos cumpriram as metas estabelecidas. Essa é uma nova forma da Secretaria se relacionar, cobrando deles suas obrigações através de um contrato”, explicou Côrtes.

Uma vez por mês, as prefeituras terão que mandar para a Secretaria de Estado de Saúde um relatório das atividades que o carro teve, quantas visitas fez, quantos quilômetros percorreu, se está precisando de manutenção ou não, se está parado ou não, entre outras informações. Com essa iniciativa, Côrtes acredita que começará a ser implantado um novo modelo de gestão e de relacionamento com as prefeituras.
– Existe atualmente uma mudança completa na forma de encarar a dengue. A população aceita muito melhor nossas campanhas. Hoje temos, por exemplo, recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para entregar esses carros para ajudar a combater a dengue. O melhor de tudo é que as prefeituras estão elogiando essa nova maneira de se relacionar com o Estado – ressaltou Côrtes. Ao todo, foram investidos R$ 1.214.666,40 na compra dos carros.

Fonte: ASCOM/PMRB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário