terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tudo pronto para o Carnaval de Silva Jardim

Evaldo Nascimento

Silva Jardim já está preparada para o "Carnaval da Família".
Está praticamente tudo pronto para o carnaval/2012, o “carnaval da família”, na “Cidade Folia”: a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic) de Silva Jardim, organizadora do evento, vai entregar os abadás (camisetas) prometidos aos 16 blocos que vão se apresentar, e concluiu no sábado (11/02) a ornamentação das ruas no Centro da cidade com bandeirolas coloridas. Também no sábado, a banda da Associação Musical Honório Coelho promoveu uma matinê pré-carnavalesca tocando marchinhas e sambas na Praça Amaral Peixoto, assim como o bloco Vai, Vomita e Volta (V.V.V) fez o seu tradicional pré-carnavalesco. Estão sendo concluídos, ainda, os preparativos do espaço denominado de "Cidade Folia" ao lado da sede da Prefeitura Municipal, onde as pessoas poderão brincar livremente e com segurança, além de tirar fotos.

As atrações desta semana

O Bloco da Jaqueira faz o seu último ensaio amanhã (14/02), a partir das 18 horas, na Rua das Esmeraldas, no bairro Santo Expedito. Já o bloco Andegan realizou o seu último ensaio no domingo (12). A Secretária Vera Brito acrescenta que o Projeto "Cidade Folia" conta com o apoio de outras secretarias como as de Saúde, Meio Ambiente, Ordem Pública, Obras e Gabinete Civil.

E nesta quarta-feira (15) haverá o ensaio final do bloco carnavalesco Berolinha, na Praça Amaral Peixoto, que apresentará aos foliões o seu samba, composto por Wanderlei Silva (vencedor do samba-enredo deste ano da Escola de Samba Unidos da Magnólia Brasil, de Niterói) e Preto Jóia (ex-Imperatriz Leopoldinense) e cantado por este último. Na sexta-feira (17), acontecerá a apresentação da bateria de uma Escola de Samba (22h), além de roda de samba com o grupo S.J. Samba Show e convidados (meia-noite), com a apresentação de enredos cantados por puxadores de blocos de Silva Jardim; e um bloco formado por alunos, ex-alunos, professores e ex-professores do Colégio Estadual Sérvulo Mello (20h30min).

A ordem de desfile dos blocos

A Semtic também já definiu a ordem de apresentação dos blocos no Centro da cidade, de sábado (18/02) à terça-feira (21), que é a seguinte: no sábado (18), Boca de Álcool (17h), Saca-Rolha (21h), Perereca Banguela (22h), Cidade Nova (23h) e Imprensa que eu Gamo (meia-noite).

No domingo (19), Boca de Álcool (17h), Unidos do Boqueirão (20h), Berolinha (21h), Azul e Branco (22h), Andegan (23h), Coco Copo (meia-noite) e Filhas da Mãe (1h). Ainda no domingo às 2 horas, haverá a apresentação da bateria de uma escola de samba. Na segunda-feira (20), o agito fica por conta de Boca de Álcool (17h), Los Bananas (20h), Saca-Rolha (21h), Coco Copo (22h), Acadêmicos do Rial (23h) e uma bateria (meia-noite).

Na terça-feira (21), sairão Boca de Álcool (17h), Imprensa que eu Gamo (20h), Jaqueira (22h), Andegan (23h), Berolinha (meia-noite) e a bateria da escola de samba (1h). Além dos 16 blocos, no Centro da cidade haverá, ainda, matinês infantis (17 horas). E bandinhas, que tocarão antigas e novas marchinhas de carnaval, subindo ao palco às 23 horas. Depois, como já é tradição no carnaval da cidade, as bandinhas circularão pela Rua Luiz Gomes, principal via do Centro da cidade, puxando os cordões de foliões, os quais reúnem centenas de pessoas, entre elas muitas crianças, pais e mães, o que caracteriza a festa como “Carnaval familiar”.

A festa em outros pontos

Além do Centro da cidade, também haverá bandas e decoração promovidas pela Prefeitura em Varginha, Aldeia Velha e Bananeiras. Em Bananeiras, se apresentará o Bloco Los Bananas; enquanto em Varginha terá o Vem que Quer e, em Aldeia Velha, o Piabas da Aldeia. O Andegan também se apresentará em Aldeia Velha, na segunda-feira (20/02). O investimento da atual Administração no resgate da alegria, tranquilidade e segurança dos antigos carnavais está dando à cidade o título de “Cidade Folia”, o que vem agradando inclusive os comerciantes e outros empresários haja vista a melhoria dos negócios com a atração de visitantes ao Município.

A  Administração Municipal cede os “Abadás” (camisetas) com os logotipos e nomes dos blocos para elas os repassarem aos seus componentes, além de disponibilizar um caminhão de som e bateria para puxar as agremiações. Entra, ainda, com a infraestrututra necessária como colocação de banheiros químicos, ambulâncias do Samu, agentes da Guarda Municipal, da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente (orientações sobre a limpeza e preservação da natureza principalmente nos pontos de frequência de pessoas como rios e cachoeiras).

Algumas agremiações fizeram até “sambas-enredo”

Embora as agremiações de Silva Jardim sejam blocos carnavalescos de “embalo”, algumas delas decidiram fazer e apresentar até mesmo sambas chamando a atenção para os seus respectivos nomes, como é o caso de Berolinha, Perereca Banguela, Jaqueira e Azul e Branco. Outros, como o Saca-Rolha, por exemplo, utilizam alguma música que marquem as suas atuações.

BEROLINHA – Presidido por Carlos Drummond, o Berolinha, como o nome sugere, reúne foliões à beira da linha férrea no bairro Caju. A agremiação existe desde 2009, e vem se preparando para fazer uma boa apresentação no carnaval silvajardinense. Seus últimos ensaios foram no trailler "Marinei’s Lanches". Eis a letra do samba “Quero Você na Minha”, composto por Wanderley Silva e Preto Jóia, sendo interpretado por este último: "Vem, vem, vem, vem, vem/Quero você na minha/Vem, embarca nesse trem/Vamos de Berolinha/Vamos cantar, nos divertir/Se entrar na minha/Não vai mais sair/É carnaval/ O couro vai comer/No Berolinha/Só vai dar eu e você”.

PERERECA BANGUELA – Sob a presidência de Maria Bethânia Magalhães Marins, foi formado em 2004. Segundo Bethânia, o nome da agremiação é uma espécie de resposta aos blocos que têm títulos de duplo sentido, como o “Peru Cansado”, por exemplo, que existiu há alguns anos em Silva Jardim. Ele se concentrará na Rua da Guarda Municipal (Pinto de Figueiredo) e deve sair com mais de 400 pessoas (distribuiu cerca de 400 camisetas). É a seguinte a letra do seu samba, composto por Beto: “Alô Silva Jardim/A hora é essa/E a cidade está em festa/Vamos nessa é carnaval/Vou soltar a minha perereca/Bichinho de estimação/Só não vê a luz do dia/Alô amor vem cá/Minha perereca/Eu vou lhe mostrar (Refrão-Bis)/Bonitinha, miudinha/Fácil de cobra engolir/Não morde/Nem vai lhe arranhar/Ela é banguela/Só sabe chupar”.

JAQUEIRA – Reunindo foliões das comunidades dos bairros Nossa Senhora da Lapa, Santo Expedito e Cidade Nova, o bloco existe há três anos e seu nome faz menção às reuniões que os moradores realizam sob uma velha jaqueira existente na Rua das Esmeraldas (em frente ao Restaurante do Gaúcho). Tendo as cores azul e branco, ele deve sair com cerca de 500 pessoas. Eis a letra do seu samba que fala sobre a antiga árvore: "Silva Jardim, cidade verde/tão bonita e tão bela/das águas, do mico-leão/da sua terra nasceu a jaqueira/o motivo da nossa comemoração/ninguém sabe se é manteiga/ninguém sabe se é pau/é o Bloco da Jaqueira/invadindo o carnaval(refrão)/árvore bela e centenária/não sabemos a idade que ela tem/celebramos todos os seus aniversários/casamentos ou separações/venham todos curtir essa emoção”.

AZUL E BRANCO – Tendo à frente o intérprete Jorginho do Cavaco (do grupo S.J. Samba Show), o bloco existe desde 2004 e nasceu no bairro Nossa Senhora da Lapa. O seu samba, “Cantando Marchinha”, do próprio Jorginho, faz uma homenagem às antigas marchinhas de carnavais: “Oi abre ala/Que eu quero passar/Com pandeiro ou sem pandeiro/Hei eu brinco/Rema, rema, remador/Quero ver depressa, meu amor/Sou pierrô apaixonado/Eu quero é paz e amor/Guerra não senhor/No balancê, balancê/Quero dançar com você/Mulata bossa nova/Vem cair no iê-iê-iê/Estrela Dalva ilumina eu quero ver/Oh colombina onde está você/Cidade Maravilhosa/Tens um sabor bem do Brasil/O índio quer apito/A Maria sapatão/De azul e branco vem pro meu cordão/Taí, a jardineira hoje triste não está/Mamãe te deu chupeta/Não vai mais chorar” (refrão).

SACA-ROLHA – Com o nome fazendo alusão a uma famosa marchinha de Carnaval, a agremiação foi criada em 2009 por um grupo de amigos tendo o objetivo de trazer de volta os antigos carnavais de marchinhas. Ao contrário do que o nome sugere, é uma agremiação que reúne famílias de várias classes, inclusive com muitas crianças, e este ano terá até mesmo uma coreografia baseada no gênero musical predileto de seus foliões. O Bloco Saca-Rolha adota como “enredo” a letra da música que o inspirou: “As águas vão rolar/Garrafa cheia eu não quero ver sobrar/Eu passo mão no saca, saca, saca-rolha/E bebo até me afogar/Deixa as águas rolar/Se a polícia por isso me prender/Mas na última hora me soltar/Eu pego o saca, saca, saca-rolha/Ninguém me agarra/ ninguém me agarra”.

Ascom/SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário