quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pág. 26 - Lotada para Serra do Sambê... Alegria de pobre dura pouco

Flávio Azevedo

Moradores da Serra do Sambê agradecem a Prefeitura de Rio Bonito, na figura da Guarda Municipal; e a Polícia Militar (3ª CIA), por terem retirado de circulação no último dia 15 de fevereiro, o veículo Doblô que estava fazendo lotada no bairro. A partir dessa iniciativa, os moradores da Serra voltam a ficar expostos aos caprichos e desserviços da empresa que explora o transporte público para a localidade. O pior é não ter a quem recorrer para cobrar melhores serviços (reclamar com quem?).

Por volta das 18h do dia 15/02, as referidas autoridades apareceram na subida da Serra e afirmaram a quem fazia o transporte alternativo há cerca de duas semanas, que caso a atividade não fosse encerrada, o proprietário do veículo seria preso e o carro apreendido.

Eu, bem particularmente, agradeço as nossas autoridades por confirmarem o que eu venho escrevendo já há alguns anos. “Rio Bonito, e outras cidades de menor porte, não são gerenciadas para beneficiar a coletividade, mas para atender aos interesses de alguns. Na verdade, trata-se de um grande clube de amigos!”.

Embora o cidadão do transporte alternativo tenha sido rapidamente combatido, nós não vemos a mesma celeridade e energia no combate a boca de fumo do bairro. Aliás, raramente os funcionários e operadores dessa indústria são incomodados pelas autoridades. Já o cidadão que estava trabalhando e prestando um bom serviço aos serranos foi tirado de circulação sumariamente.

Repercussão do caso

No Facebook, o apoio a iniciativa do “Corajoso da Serra”, nome que já foi dado ao proprietário do Doblô, é geral. Entre os muitos comentários favoráveis, está o da internauta Denise Campos, que chama o cidadão de “empreendedor” por ter, segundo ela, “uma admirável atitude”.
– Atitude de Empreendedor, vendo oportunidade nas necessidades e dando suporte. Que este cidadão procure os órgãos competentes e se legalize nesta missão. Estamos com você! O povo destes bairros é muito sofrido. Em dias de sol quente e chuva, eles andam quilômetros a pé... Parabéns pela iniciativa – comenta.

A internauta Rosilaine Cunha diz que “podia ter lotada para todos os bairros, porque eu que moro na Cidade Nova, ando de ônibus e fico, às vezes, 40min esperando uma condução”.

Outra internauta, Simone Braga, moradora da Serra do Sambê, espera que o serviço não seja proibido pelo governo (que moça inocente!).
– Espero, sinceramente, que não tentem tirá-lo, porque em todas as outras cidades tem lotada e é muito bom os moradores. Imagina neste sol que tem feito, esperar 1h por uma condução para um lugar como a Serra, que está a 15 minutos do centro? Sem contar que no horário mais quente (entre 13h às 15h) não tem ônibus – reclama a internauta.

Preocupação

Mas também há quem esboce preocupação, como Jorge Alberto. De acordo com ele, é importante ter cuidado ao incentivar o uso de transportes alternativos de forma “clandestina”.
– Que tipo de fiscalização existe pra saber em quais condições se transporta os passageiros, as condições do veículo e do motorista? Hoje é apenas uma, mas se comprarem a idéia, e começarem espalhar vans a torto e a direito, os inúmeros problemas aparecerão rápido. Sei que a proporção ainda é bem menor, mas as milícias do Rio começaram com esse serviço em prol de ajudar o “povo”, e é hoje uma das suas maiores fontes de renda – analisa o internauta, que aborda o funcionamento das cooperativas, “que cobram absurdos pelos pontos”, as ameaças de mortes e etc. “Reivindiquem , cobrem dos vereadores, na câmara e nas urnas, protestem, mas sem querer legitimar o errado”.

REFLEXÃO: Nós não compactuamos com a ilegalidade, mas nos incomoda essa inércia do poder público, que através de postura patológica estimula a ilegalidade. O pior é que nós temos certeza que é possível oficializar lotadas – para todos os bairros. Também não temos dúvida que, caso tudo seja feito com responsabilidade, através de processo licitatório, o município teria uma nova fonte de arrecadação, empregos seriam gerados, e a concorrência seria estimulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário