quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pág. 12 - ‘AMPLA’ sacanagem esse fornecimento de energia elétrica

Flavio Azevedo

A manifestação irreverente dos moradores de Angra dos Reis.
Já há alguns dias os nossos e-mails estão recebendo inúmeras reclamações a respeito do fornecimento de energia para a nossa cidade. As redes sociais de “O TEMPO EM RIO BONITO” e deste jornalista também registram várias queixas de leitores que denuncíam má prestação de serviço da Ampla, empresa que explora o setor no Centro da cidade e nos bairros reclamados. Comerciantes contam prejuízos e usuários reclamam do desconforto provocado pela falta de eletrodomésticos essenciais para amenizar o calor (ventilador e aparelho de ar refrigerado).

Outro ponto muito comentado é a falta de respostas satisfatórias às reclamações feitas ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que informa não ter resposta ou diz que o serviço só será restabelecido depois de muito tempo.
– A falta de boa vontade é flagrante e não adianta ir no escritório local da empresa (em Rio Bonito na Rua Major Bezerra Cavalcante), porque eles não  sabem dar definição de nada! É isso que mais me irrita! – reclama a dona de casa, Helena Trindade que já percebeu outra dura realidade. “O problema é que não existe com quem você reclamar! As agências reguladoras (Aneel) do governo não funcionam. Um número 0800 é disponibilizado, mas ninguém atende”.

Na noite do dia dois de fevereiro, nós recebemos uma reclamação de Júnior Borges, informando a falta de fornecimento de energia elétrica no Parque Andreia, no 2º Distrito. De acordo com ele, o bairro estava “sem luz” desde às 19h30min do dia 1º/02. Borges afirmou que “varias ligações foram feitas para AMPLA, que até agora não deu nenhuma satisfação e nem foi ao local restabelecer a energia. Moradores reclamam do descaso, dizem que o problema é constante e se queixam de que a empresa nunca resolve a situação”.

A revolta também atinge a atendente Geysse Piovesan, que trabalha num restaurante da cidade. Segundo ela, os restaurantes, América Grill e Kilomania, ficaram com o fornecimento de energia interrompido por cerca de 15h em meados de janeiro.
– Ficamos sem luz das 18h30min, até às 9h29min do dia seguinte. Tivemos que jogar a maioria das comidas no lixo, perdemos quase todos os picolés, só um peixe ornamental que morreu (sem energia a bomba do aquário não funcionou para oxigenar a água) custa R$ 450,00. E quem arcou com os prejuízos? – conclui a Piovesan comentando que nos dias seguintes aconteceram novas quedas de energia e o funcionamento das casas estavam ameaçados.

As faltas de energia no bairro Marajó, localidade vizinha aos restaurantes mencionados acontecem não é de hoje e se tornaram rotina. “É esse tipo de situação que desanima a gente de trabalhar. E o pior, não podemos fazer nada”, desabafa Geysse.

O problema se espalha por todo Rio de Janeiro. Com bom humor e ironia os moradores, empresários e comerciantes da Vila do Abraão, na Ilha Grande (Angra dos Reis), elaboraram uma faixa no mínimo curiosa para reclamar os transtornos causados pelas constantes faltas de energia elétrica, que já parou no Ministério Público (MP).

Atenção consumidor!

De acordo com o site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), um novo indicador, para medir a duração das interrupções em dias críticos entrou em vigor no último dia 1º de fevereiro. O DICRI (duração da interrupção ocorrida em dia crítico por unidade consumidora ou ponto de conexão) busca incentivar as distribuidoras a atuar com mais eficiência em dias com muitas ocorrências na rede, para que o fornecimento de energia elétrica seja restabelecido com mais rapidez. A transgressão do indicador vai gerar compensação ao consumidor na fatura. O regulamento foi aprovado durante reunião pública da diretoria da (ANEEL) no último dia 13 de dezembro de 2011.

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