quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pág. 16 - Ex-vereador Aurino Lima morre vítima de câncer

Flávio Azevedo

Aurino Lima
Morreu aos 56 anos, no último dia 20 de fevereiro, no município pernambucano de Cortêz (sua cidade natal), o ex-vereador de Itaboraí e Tanguá, Aurino Lima. Há cerca de oito meses ele lutava contra um câncer na laringe. De acordo com informações de familiares, o ex-vereador trabalhava como assessor do prefeito de Cortêz, onde nasceu em 10 de agosto de 1955. Ele foi submetido ao tratamento de químio e radioterapia, se preparava para passar por uma intervenção cirúrgica, mas apresentou complicações que evoluiram para o óbito.

Apesar da origem pernambucana, a figura de Aurino, um eterno apaixonado pela política, se confunde com a história de Tanguá. De acordo com pessoas que conviveram com o ex-vereador, ele chegou em Tanguá na segunda metade da década de 80, através da saudosa Maura Conceição.

Sempre entranhado na vida pública, Aurino Lima foi eleito vereador de Itaboraí em 1992, pelo Partido Verde (PV), tendo o então distrito de Tanguá como colégio eleitoral. Ele foi o quarto parlamentar mais bem votado daquela eleição. A partir desse feito, Aurino se tornou, junto com Maura Conceição, referência na política tanguaense.

Conhecido pela postura firme, às vezes, polêmica e combativa, Aurino defendeu com unhas e dentes a emancipação de Tanguá, em 1996. Junto com outros ativistas tanguaenses, ele também foi importante na luta pela construção do viaduto que impediu a passagem de nível da Rodovia BR – 101 pelo Centro de Tanguá, entendendo que os acidentes e atropelamentos seriam constantes.

Foi assessor do prefeito Sérgio Soares em 1998, de onde saiu para ser vereador de Tanguá em 2000. Foi eleito pelo PSDB e fez oposição ferrenha ao ex-prefeito Jailson Cardoso. Talvez a sua postura tenha contribuído para que não alcançasse a reeleição em 2004. Sem o mandato, Aurino foi convidado pelo prefeito Carlos Pereira, de quem sempre foi defensor, a trabalhar na sua gestão onde atuou como sub-secretário de governo numa relação de idas e vindas.

Em 2002, Aurino Lima recebeu do vereador Luciano Lúcio (PSDB), o título de Cidadão Tanguaense. Segundo o parlamentar tucano, “apesar das desavenças que tive com Aurino durante o meu primeiro mandato, eu não posso deixar de reconher que ele foi um personagem extremamente importante na história dessa cidade. Ele certamente participou de muitas conquistas alcançadas pela população de Tanguá”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário