*Zalu Bruno Maroti
Zalu Bruno Marot |
A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes. Ela inicia quando a bactéria, presente na placa (película viscosa e incolor que constantemente se forma sobre os dentes), começa a inflamar a gengiva.
A gengivite é a forma mais leve da doença. As características clínicas principais são sangramento da margem gengival ao escovar os dentes ou espontaneamente; vermelhidão; edema e mudança de textura (flacidez) da gengiva. A causa principal é o acúmulo demasiado de bactérias (placa) entre a gengiva e o dente, e pode causar desconforto, sangramento e mau hálito.
A gengivite não tratada pode evoluir para periodontite, que ocorre quando a infecção afeta os tecidos de sustentação dos dentes: ligamento periodontal, osso e cemento. A causa principal, assim como na gengivite, é também o acúmulo de placa entre a gengiva e o dente.
Pessoas que têm algum comprometimento imunológico (nas defesas) são mais suscetíveis à periodontite. Outros fatores como fumo, alterações hormonais, gravidez e puberdade, uso de alguns medicamentos, algumas doenças sistêmicas, por exemplo, a diabetes, e até mesmo o estresse podem afetar a saúde das gengivas.
É sempre bom ressaltar o quanto é importante manter sua saúde bucal, através de higiene bucal adequada e fazendo consultas periódicas com seu dentista.
*Zalu Bruno Maroti é dentista
Nenhum comentário:
Postar um comentário