domingo, 5 de fevereiro de 2012

Programa “O TEMPO EM RIO BONITO” discute Hanseníase e Conferência de Transparência

Flávio Azevedo

A assistente social, Soraia e a técnica de enfermagem, Mônica (D) durante o programa.
No Dia Internacional do Hanseniano (29/01), o programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, da Rádio Sambê FM (98,7) recebeu a técnica de enfermagem Mônica Paes e a assistente social, Soraia Ferreira; da coordenação do Programa de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito. A doença é silenciosa e nem sempre é aceita pelos seus portadores. “Às vezes, isso acontece porque o paciente tem medo de ser discriminado e/ou sofrer algum tipo de preconceito”, disseram as entrevistadas.

Também esteve nos estúdios da Rádio Sambê, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Célia Davila, que está organizando junto com outros conselhos a 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social (CONSOCIAL), que acontece no próximo dia 10 de fevereiro, na quadra do Esporte Clube Fluminense, no Centro da cidade. De acordo com ela, a CONSOCIAL é uma etapa preparatória, para a 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social, promovida pela Controladoria Geral da União.

Aos pacientes acometidos de Hanseníase ou com sinais e sintomas que possam representar o início da doença, as integrantes do programa que trata dessa patologia afirmam que o núcleo de combate a doença funciona no Ambulatório Municipal Loyola, de segunda a sexta-feira, no horário comercial.
– Manchas na pele podem representar manifestações da doença e a pessoa precisa estar atenta. É Lógico que nem toda mancha é Hanseníase, mas é melhor ter certeza que não é nada, do que estar com a doença, não tratar e descobrir quando a Hanseníase já está em estado avançado – comentou Mônica, destacando que a patologia é transmissível e que é importante a pessoa estar tratada para ter uma vida normal e não se tornar um agente transmissor.

Consocial

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Célia Davila.
Os objetivos são debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre  sociedade e governo e promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública.

A CONSOCIAL objetiva ainda, estimular os órgãos e entidades públicas a implementar mecanismos de transparência e acesso às informações e dados públicos e fomentar o uso dessas  informações e dados pela sociedade; debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública e discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública, que utilizem, inclusive, ferramentas e tecnologias de informação.

Desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública e debater e propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam ações de governos, empresas e sociedade civil também são objetivos da Conferência.

A CONSOCIAL terá como eixos temáticos, a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instância de controle e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário