sábado, 25 de fevereiro de 2012

Rio Bonito realiza Conferência de Transparência e Controle Social

Ary Marmo

Nas primeiras horas do dia, o Salão Nobre do Esporte Clube Fluminense estava repleto. Próximo ao encerramento, no período da tarde, poucos estavam presentes para alinhavar as propostas de Rio Bonito para a Conferência Estadual. 
A Prefeitura de Rio Bonito realizou no último dia 10 de fevereiro a 1ª Conferência Municipal de Transparência e Controle Social (Consocial). O evento foi realizado no salão nobre do Esporte Clube Fluminense e contou com um número expressivo de participantes, entre eles representantes do governo municipal e da sociedade.

O objetivo da Conferência é a criação de propostas que visam a transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. A Consocial tem como tema central: “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”. O evento contou com a palestra da representante do Governo Federal, Katia Diniz.

O prefeito José Luiz Antunes deu boas vindas aos participantes e destacou a importância do evento. “Sejam todos bem vindos à nossa primeira Conferência de Transparência e Controle Social. Desejo que nós tenhamos uma conferência de muito sucesso para fazer o melhor para o povo de Rio Bonito. Nos meus mandatos sempre procurei fazer uma gestão com a melhor transparência possível”, disse Mandiocão, lembrando a instalação do balancete em frente a Prefeitura como forma de esclarecer à população sobre os gastos e arrecadação do município já na sua primeira gestão.

Na conferência municipal de Rio Bonito, em consonância com o modelo federal, representantes de conselhos de políticas públicas, da sociedade civil e do Poder Público debateram quatro eixos temáticos: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instância de controle e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Fonte: Ascom/RB

Nenhum comentário:

Postar um comentário