segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pág. 9 - Humberto Belgues quer debate sobre mortes acidentais de adolescentes em Rio Bonito

Vereador Humberto Belgues.
“Desculpe se eu pareço insistente em certos assuntos, nas minhas propostas... Sei que tem gente me acusando de oportunismo, outros dizendo que em ano eleitoral não se mexe com certas coisas... Mas a verdade é que eu não posso mais assistir as crianças e jovens da minha cidade morrendo prematuramente e eu não fazer nada. Não vou ficar um ano parado, porque alguém falou que eu estou querendo aparecer. Em ano eleitoral o vereador recebe o seu salário normalmente, sendo assim, ele deve trabalhar normalmente também”, frisou o vereador Humberto Belgues (PSDB), ao conversar com a nossa reportagem, a respeito das recentes e trágicas mortes entre jovens e adolescentes riobonitenses.

Para o vereador, partidarizar esse debate é uma postura que será entendida pelo povo como eleitoreira e as medidas anunciadas para dar um rumo a essa questão, certamente, serão olhadas com desconfiança pela população “que de boba não tem nada”!
– Na verdade, eu decidi que precisamos fazer um fórum que debata de maneira séria e apartidária, o que pode ser feito para impedir que os nossos adolescentes e as nossas crianças continuem morrendo como se fosse uma coisa normal. Será que ninguém se preocupa com isso? Será que só eu tenho filhos? Independentemente das nossas preferências políticas, nós precisamos como sociedade fazer alguma coisa – disparou o parlamentar.

Já acostumado com os melindres que permeiam os meandros políticos e os bastidores do mandato, Humberto citou como exemplo, o mal entendido que as suas propostas geraram entre as pessoas que prestam serviços como transporte escolar e TAX. “Muita gente ficou zangada comigo. Disseram que eu estava perseguindo os taxistas e não foi isso que aconteceu. Eu estou é cobrando o ordenamento desses serviços, por entender que dessa forma, o munícipe e o prestador de serviço não serão prejudicados e, principalmente, os prestadores de serviço do setor, poderão trabalhar com mais tranquilidade”, ilustrou Humberto.

“Não adianta apenas criticar a administração municipal”, assegura o vereador, destacando que a solução para esses problemas precisam começar em casa e não é de fácil solução. “Os pais têm que se preocupar com os filhos. Saber onde eles estão, na companhia de quem, fazendo o que, em que horário saíram, que horas vão chegar, e por aí vai”, ponderou o parlamentar, destacando que todos os setores da sociedade devem participar desse movimento.
– O governo municipal pode ser muito bom, mas se as famílias não fizerem a sua parte, não iremos vencer essa luta. As igrejas, as entidades de classe, as escolas, todos esses atores, na verdade, já fazem alguma coisa, mas se a família não compra a ideia, os objetivos não serão alcançados. Não é só se preocupar, mas se envolver – analisou o vereador, frisando que o Ministério Público e o poder Judiciário precisam participar com mais ênfase dessas questões.

O vereador afirma que assim como aconteceu com as pessoas que trabalham com transporte escolar e TAX, que ficaram chateados com a sua postura, “muitos dos meus amigos donos de bar ficarão chateados com o que vou dizer, mas essa bebedeira que estamos vendo, principalmente entre os adolescentes precisa ser repensada e eles podem ajudar”. Ainda segundo o parlamentar, é comum as pessoas colocarem essa culpa na conta dos comerciantes, “mas eles não podem ser culpados sozinhos. Onde estão os órgãos fiscalizadores, onde estão os pais para monitorar os seus filhos?”.

“Sobretudo em cidades de menor porte, em nome da política se faz concessões”, lembra Humberto Belgues, reiterando que isso acontece porque no fundo todos são amigos, todos se conhecem, têm laços de parentesco, “mas a partir do momento que tem gente morrendo por conta da nossa omissão, uma medida tem que ser tomada. Quantos mais perderão a vida por conta da nossa falha?”.

Um fórum para todos

Essas são situações que serão conversadas no primeiro fórum municipal sobre adolescentes, ainda sem data definida, mas já planejado para ser realizado em março ou abril, de acordo com a agenda dos principais convidados.
– A ideia é que todas as lideranças de Rio Bonito participem desse fórum. As autoridades eclesiásticas, os presidentes de entidades, a imprensa, os conselhos municipais, todos os vereadores, o prefeito e seus secretários, as lideranças políticas, os formadores de opinião e o cidadão em geral – explicou Humberto, dizendo que o conjunto de sugestões colocadas nesse fórum, serão a base para um Projeto de Lei que será apresentado na Câmara Municipal.

Existe legislação para inúmeras irregularidades, às vezes, o que falta é fiscalização ou estrutura para que o agente público possa desempenhar a sua função. Para o vereador, esse é outro aspecto que certamente será identificado e debatido no fórum e o poder público terá condições de trazer para o debate, as suas propostas e dificuldades que encontra para oferecer melhores serviços. “Esse fórum certamente será uma oportunidade única para a sociedade e também para o poder público. Não podemos mais continuar caminhando cada um numa direção”, concluiu Humberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário