domingo, 22 de janeiro de 2012

Agências bancárias de Rio Bonito terão que instalar circuito de monitoramento

O sistema deve ter câmeras com sensores e resolução mínima para identificar criminosos.
O prefeito de Rio Bonito, José Luiz Alves Antunes, sancionou no início deste mês a lei nº 1778, que obriga as instituições financeiras da cidade a instalarem em suas agências, sistema de monitoramento e gravação eletrônica de imagens, através de circuito fechado de televisão. Essa lei se aplica aos bancos oficiais ou privados, caixas econômicas, sociedades de crédito, associações de poupança, postos 24 horas e caixas eletrônicos, entre outros. Essa medida tem o objetivo de combater assaltos e o crime conhecido como saidinha de banco, cometidos sempre nos arredores das ruas XV de Novembro e Presidente Castelo Branco (Rua dos Bancos), onde se concentram as principais instituições financeiras da cidade.
 
No início do mês passado, o prefeito já havia assinado outra lei com o mesmo objetivo. A Lei nº1769/2011 obriga as instituições bancárias a instalarem nas agências e postos de atendimento ao público tapume, biombos ou estruturas similares localizados de forma a impedir a visualização das operações feitas pelos usuários nos caixas, especialmente às relativas ao saque de quantias em espécie, preservando a intimidade e a segurança dos clientes.
 
O sistema proposto pela prefeitura deve ter câmeras com sensores capazes de captar imagens em cores, com resolução mínima de forma a permitir a identificação de assaltantes e criminosos. Além disso, deve possuir equipamento que permita a gravação simultânea e ininterrupta das imagens geradas por todas as câmeras do estabelecimento bancário, durante o horário de funcionamento ao público, bem como os dos caixas 24 horas e caixas eletrônicos, de forma que fiquem armazenadas as imagens dos últimos dois dias.
 
As câmeras devem ser instaladas em locais onde houve guarda e movimentação de pessoas no interior das agencias, bem como na fachada dos estabelecimentos financeiros, de moda a permitir a visualização por dois pontos instalados. Com a implantação do sistema de monitoramente e gravação eletrônica de imagem, a prefeitura espera dar mais seguranças aos moradores na hora que precisam dos serviços bancários e também inibir os assaltos na cidade.
 
As Instituições Financeiras tem um prazo máximo de 90 dias para se adequarem às exigências desta lei. Caso contrário, sofrerão várias penalidades que vai desde uma simples advertência ao pagamento de multas que variam entre 1.000 e 50 mil UFIRs. A fiscalização do cumprimento dessa medida será feito pela secretaria municipal de Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário