segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pág. 24 - Vicário Justo escreve

GÍLSON PEIXOTO EM ALTA

Vicário Justo
Dos candidatos a prefeito de Tanguá, GP é o que mais surpreende. Com poucos recursos e contando apenas com o PPS, ele vem subindo nas pesquisas, surpreendendo críticos e contrariando expectativas. Irá sustentar até a hora H? “Quem não tem colírio usa óculos escuro...”.

A DECADÊNCIA DE UM PRESIDENTE

Tenho acompanhado de perto a questão da destituição do Presidente do Legislativo tanguaense. Em pleno século XXI, ilustríssimo vereador incorporou o espírito de ditadores antigos e se viu vivendo no autoritarismo das escolhas biônicas que faziam o que bem entendiam com o poder, no Brasil dos Generais. Só que os tempos são outros. Oito vereadores de uma câmara de 9 (ou seja; excluindo-se apenas ele) encaminharam a questão para o Conselho de Ética. Cassação a vista. “Afasta de mim este cálice. De vinho tinto de sangue”.

A DECADÊNCIA DE UM PRESIDENTE (PARTE II)

Vereador Paulo do Correio
Não satisfeito em ferir o regimento Interno e, principalmente, a Lei Orgânica do Município de Tanguá, o Presidente tentou, na Justiça, agir contra os demais vereadores. Resultado: o meritíssimo juiz que analisou o caso, exemplarmente, negou-lhe a razão deixando claro que o desrespeito partiu dele. Resultado: Mais uma “peça” rumo a cassação de seu mandato.


MEDEIROS EM FRANCA ASCENSÃO

Indiscutivelmente a peleja está indefinida em Tanguá. Por mais que a turma do 14 afirme que já venceu, as pesquisas e as vozes das ruas dizem o contrário. Com a participação de outros atores (leia-se outros prefeitáveis), o equilíbrio é nítido e notório na cidade vizinha. Não resta dúvida; o candidato do Pereira irá confrontar, de igual para igual, o candidato do Santos e do Náder. “O moído vai ser bom demais... O prédio vai balançar...”.

LUCAS BORGES VAI DECIDIR A ELEIÇÃO EM ITABORAÍ

Já não resta mais dúvidas. A escolha do Presidente do Legislativo de Itaboraí será determinante no resultado da eleição deste ano. As pesquisas, além de mostrarem seu crescimento, deixa claro sua “influência”. É candidato a prefeito? Vice de Helil? Vice de Sérgio? Tentará o terceiro mandato? Uma destas escolhas decidirá o rumo da eleição na agora poderosa cidade de Itaboraí. E viva o Comperj!

COMO O ELEITOR DECIDE O VOTO

Esta decisão não é uma simples reação do eleitor à comunicação dos candidatos. Se fosse tão simples, candidatos com publicitários competentes, uma boa coordenação e abordando os mesmos temas, terminariam empatados. O eleitor busca aquele em que pode confiar. Ou acha que pode. Depois o eleitor fecha sua atenção nesses e avalia o que será melhor para ele, seu bairro e sua cidade. Falta só olhar um pouco mais para o passado, para a história de vida de cada um. Tem cada ficha suja...

MATHEUS x SOLANGE

Outro embate interessante. Por mais que digam que Solange já venceu a eleição, a decisão caberá ao rumo que Marcos Abraão der a sua “turma”. Segundo fontes, o Deputado quer, e muito, disputar a eleição em sua cidade, mas não abre mão de ser o fiel da balança, nem que para isso fique nos bastidores, influenciando – diretamente – o resultado em Tanguá e por estas bandas. “Sim, nós podemos!”

PP DE TANGUÁ

Certamente este é o partido mais forte da cidade. Elegerá três vereadores podendo chegar a quatro. A grande novidade, Luís Otávio (outro candidato dos Pereiras), deverá ser o mais votado na legenda que conta com outros dois vereadores de mandato, Gilmar da Van e Hezimara Duarte. Se levarmos em consideração a quantidade de “medalhões” e bons candidatos que lá existem, o partido deverá ditar o ritmo do pleito de 2012. É aguardar pra ver.

JOSÉ DE OLIVEIRA E O PRTB

Não é fogo de palha. O manda chuva da Cruz Vermelha está trabalhando forte e promete que será candidato a prefeito de Tanguá. Uns apostam que ele só está esperando uma proposta para ser secretário de Válber; outros dizem que ele já estaria acertado como vice de Jonas Santana. O fato é que ele vem trabalhando e se articulando para ser uma alternativa para aqueles que não querem nem o gestor dos Pereiras e muito menos o representante dos Náder.

O PT NÃO QUER CONVERSA

Já mandou avisar que em Tanguá quem manda é seu Presidente Aílton. Só não dá pra entender como o vereador Alfredo Marins, na época Presidente da Câmara, conseguiu perder a liderança partidária e os rumos do partido em Tanguá. Rodrigo Medeiros, que tem todos os pré-candidatos da legenda ao seu lado, tenta apaziguar a questão. Válber, feliz por ter o presidente do seu lado, tenta mantê-lo em seu grupo, visto que está para perder um de seus partidos aliados. O estranho é que o Prefeito Carlos Pereira é um dos membros do CAF, Conselho de Assuntos Federativos da Presidência da República, que cuidam de questões políticas da Presidenta Dilma. Dá pra entender? Mistério!!!

APRENDENDO EM TANGUÁ

Tem candidato a vereador de Rio Bonito buscando auxílio, informações e conselhos com um vereador de Tanguá. Interessado em entender como funciona o Legislativo a fundo, este jovem – com chances reais em Riba – tem ido periodicamente ao encontro do dito vereador de Tanguá. Ele tem 45 razões pra procurar entender do traçado...

DESAPRENDENDO EM ITABORAÍ

Em compensação, tem figurão de Itaboraí que já mandou avisar que vai apoiar o Presidente Paulo do Correio até o fim em sua luta de Dom Quixote. “Se precisar coloco até dinheiro!”, falou em alto e bom tom no Charlies Bar, centro político de Itaboraí. Como já cantava Falcão: “porque homem é homem, menino é menino, político é político e...”.

NÃO FOI PARA TANGUÁ

Sediada num galpão abandonado na zona rural de Tanguá, a JJ Logística Empresarial Ltda, contratada pelo Instituto Contato, uma das entidades responsáveis pela gestão do Segundo Tempo em Santa Catarina, nunca participou de campanhas em Tanguá. Apesar de o proprietário da JJ Logística, João Batista Vieira Machado, ter afirmado que jamais trabalhou com políticos ou partidos, a empresa aparece na prestação de contas da eleição de 2008 do comitê financeiro municipal do PR em Cabo Frio, a 90 quilômetros de Tanguá. A firma seria responsável por serviços de locação de veículos, publicidade e produção de jingles e vinhetas, no valor de R$ 113,3 mil. Na ocasião, o candidato do partido à prefeitura era o atual deputado federal Dr. Paulo Cesar (PR-RJ). Encerrando a questão: nenhum político de Tanguá viu a cor deste dinheiro. Mas que queria, queria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário