sexta-feira, 23 de março de 2012

Vereador parafraseia Sivuca: “Bandido bom é bandido morto”

Flávio Azevedo

“Bandido bom é bandido morto”, diz Aliézio parafraseando o folclórico Sivuca
Visivelmente revoltado com o assalto de uma Lan House, no Centro de Rio Bonito, na noite do último domingo (18), o vereador Aliézio Mendonça (PP) disse durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de vereadores, na tarde ontem (22/03), que “bandido bom é bandido morto”, parafraseando o folclórico ex-delegado da Polícia Civil e deputado estadual, Sivuca.

O parlamentar além de sugerir que a Câmara dê uma Moção de Aplausos para o Major Henrique – policial militar que reagiu ao assalto e impediu que a Lan House e os clientes da casa fossem assaltados – narrou os detalhes do assalto e fez algumas reflexões sobre o ocorrido.
– Para mim, como dizia Sivuca, ‘bandido bom é bandido morto’! Infelizmente esse marginal não morreu. Digo isso sem nenhum constrangimento! Os três deveriam ter sido mortos. Esses bandidos continuarem vivos significa que novas vítimas, que podem ser eu você, poderão ser atingidas pela crueldade desses elementos. Precisamos nos unir pela segurança do nosso município – disparou o parlamentar, que também é policial civil.

O vereador também criticou o fechamento da Av. Castelo Branco (Rua dos Bancos); a transferência da Delegacia para o Green Valley; e pediu reforço para o policiamento do Centro da cidade. “Levar a 119ª DP para um local onde será o futuro de Rio Bonito não é o problema, mas o Centro da cidade ficou exposto, inseguro e pouca gente percebeu isso”, finalizou Aliézio.

Crimes não param de subir

É unanimidade entre os moradores de Rio Bonito e região que a implantação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP) nas favelas do Rio de Janeiro; e a implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí; em muito contribuíram para o crescimento da violência na Região do Leste Fluminense.

Outros fatores, porém, devem ser pensados. A campanha desencadeada pela imprensa local, junto com o Conselho Comunitário de Segurança (CCS), para que as pessoas registrem os crimes também contribui para o aumento do número de ocorrências na 119ª DP. Segundo o delegado, a implantação da Delegacia Legal também contribui para o aumento do volume de ocorrências.

Fica muito nítido, porém, que a divulgação dos crimes deixou o cidadão mais amedrontado e esse sentimento o encorajou a registrar os episódios de violência. Em Rio Bonito, os crimes estão acontecendo há muito tempo, mas como os registros não aconteciam, a realidade da cidade era mascarada e a população em geral pensava que vivia num oásis de tranquilidade. “A partir dos registros, a impressão que se tem é que os crimes aumentaram, mas além do aumento natural, por conta do crescimento populacional da região, os crimes passaram a ser registrados”, comenta um dos conselheiros do CCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário