sexta-feira, 23 de março de 2012

Moradoras de Mata e Catimbal participam do curso de Processamento da Banana

Ary Marmo 

Durante o curso, as alunas aprenderam a fazer banana passas, banana chip e farinha de banana.
Cerca de doze mulheres que moram na área das microbacias de Rio Seco e da Mata, na Zona Rural de Rio Bonito, participaram do Curso Agroindústria de Processamento da Banana, realizado na Igreja Batista de Catimbal, nos dias 15 e 16 de março, em parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RJ). A Unidade de Processamento Artesanal é uma estratégia da Emater-RJ para agregar valor à produção e geração de renda das famílias rurais do município.

O curso foi ministrado pela gerente de Agroindústria e Projetos Sociais da Emater-Rio, Solimar Farias. Durante o curso, as doze alunas aprenderam a fazer banana passas, banana chip e farinha de banana. Além disso, as alunas tiveram noções de higiene, processamento de alimentos e de boas práticas de fabricação, entre outros.

O processamento da banana acaba por elevar a sua vida útil e gera maior valor agregado ao produto final. Segundo a secretária de Agricultura, Danielle Rodrigues, que participou do evento ao lado do Supervisor da Emater-RJ, Licinio Louzada, do vice-prefeito Matheus Neto e do secretário de Esportes, Ronen Antunes, a parceria com a Emater-RJ tem facilitado o contato com as agroindústrias artesanais que querem se regularizar.
– A realização do curso agroindustrial de processamento de banana dar um suporte importante ao pequeno e médio produtor rural, através da absorção da produção da fruta produzida no município. Além disso, o produtor ganha mais, pois a banana processada tem maior valor no mercado. O trabalho da Emater-RJ incentiva o aumento da produção dessa cultura, bem como a implantação de novas áreas de produção de bananas, interiorizando o desenvolvimento do setor agropecuário, gerando renda e promovendo a inserção social – garante a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário