sexta-feira, 9 de março de 2012

Silva Jardim abre inscrições para a prova de Mestre Arrais Amador

Evaldo Nascimento

Em novembro de 2011, jogadores do Fluminense estiveram na Capitania dos Portos, no Centro do Rio de Janeiro, para tirar a habilitação de embarcações de pequeno porte. O meia Deco obteve uma das melhores notas.
Estão abertas até meados do mês de abril as inscrições para a prova de Mestre Arrais Amador, que será promovida pela Diretoria de Pesca da Secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semaap) em maio (data ainda a ser definida, provavelmente em um domingo). Os interessados devem se dirigir à sede da Semaap (Rua Nélson Alfradique, s/nº – Horto Municipal), no horário de 9 às 17 horas, munidos de cópias autenticadas da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, além de atestado de saúde (original) e pagar uma taxa de R$ 40,00.

Segundo a Diretora de Pesca da Semaap, Jurema Maria da Conceição, podem se inscrever pessoas com idade acima de 18 anos. As provas, de múltipla escolha, serão preparadas e ministradas pela Capitania dos Portos de Cabo Frio, na Escola Municipal da Lagoa de Juturnaíba. A habilitação será para pilotar embarcações do tipo “Esporte/Recreio” motorizadas de até 16 pés e “Jet Sky”. O conteúdo básico das provas será “Primeiros Socorros” e “Sinalização”. Para a prova ser realizada tem que haver no mínimo 15 inscritos.

Jurema acrescenta que esta será a primeira prova deste ano e deverá ser a última de 2012 haja vista que a Capitania mudará as regras para a avaliação e a mesma talvez só ocorra novamente no próximo ano. Ano passado foram realizadas duas provas e, nos últimos três anos, oito avaliações, sendo que já foram aprovados cerca de 200 participantes. Costumam participar delas, além de pessoas da cidade e de toda a Região, interessados de outros municípios, como São Gonçalo, Itaboraí e Cachoeiras de Macacu, bem como de outros estados, a exemplo de São Paulo, Goiás e Espírito Santo, lembra Jurema. Maiores informações pelo telefone: (22) 2668-1744.

O que é um Mestre Arrais

As funções de um arrais são semelhantes às de um mestre de uma embarcação, apenas com as limitações inerentes a só estar certificado para exercer o governo de pequenas embarcações de pesca local ou costeira. No âmbito das suas funções, compete a um arrais coordenar e controlar a tripulação da sua embarcação na execução das tarefas relativas à manipulação do pescado para conservação e estiva. No Brasil, um arrais amador é um desportista náutico habilitado a conduzir embarcações de recreio nos limites da navegação interior.

Em Portugal, por exemplo, de acordo com a Wikipédia, os arrais de pesca estão habilitados a exercerem o governo de embarcações de pesca de arqueação bruta inferior a 35, que operem em distâncias de até 50 milhas da linha das costas portuguesas do Continente, do arquipélago dos Açores ou do arquipélago da Madeira. Já os arrais de pesca local estão habilitados a exercer o governo de embarcações de comprimento entre perpendiculares até 9 metros que operem dentro das áreas do porto de registo e dos portos limítrofes, de acordo com o tipo de embarcação e os regulamentos locais.

Lá, a função de arrais é desempenhada por marítimos, do escalão da mestragem da pesca do pessoal do convés, pertencentes às categorias de arrais de pesca ou de arrais de pesca local. O acesso às categorias de arrais é permitido aos marinheiros e pescadores, depois de obtida experiência de embarque e depois da frequência de um curso de promoção a arrais. A sua formação é realizada no FOR-MAR (Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar) ou em outros centros de formação marítima.

Jogadores de futebol dão exemplo

Em novembro de 2011, os jogadores do Fluminense aproveitaram uma tarde sem treinos para visitar a Capitania dos Portos, no Centro do Rio de Janeiro. O goleiro Ricardo Berna, o volante Edinho, os meias Deco e Marquinho, os atacantes Rafael Sobis, Fred e Rafael Moura fizeram prova para tirar a habilitação para conduzir embarcações de pequeno porte. O goleador Fred revelou que os companheiros se empenharam para passar no teste e conquistar a carteira.
– Estávamos brincando entre nós. Há quanto tempo não fazíamos uma prova? Mas foi bem tranquilo. Levamos os vídeos para estudar na concentração, e a galera se empenhou para fazer as provas - disse o jogador.

O meia Deco falou da importância de tirar a habilitação. “Não foi tão difícil. Tem algumas questões complicadas, mas são práticas. Tirar a carteira é válido para quem gosta de andar de barco, de jet-ski. Temos que andar de forma correta”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário