quarta-feira, 28 de março de 2012

Pág. 2 - A Grande Maratona do Prédio Verde!

*Zeca Novais

E começa a Grande Maratona do Prédio Verde! A corrida, que só ocorre a cada quatro anos, vem para sacudir Rio Bonito! A disputa é pela Cadeira do Prédio Verde. Ela não é de bronze, nem de prata, e muito menos de ouro, mas deixa os candidatos eufóricos quando se aproxima a data da prova.

Enquanto um dos Maratonistas já está se preparando há algum tempo, tomando vitaminas, suplementos alimentares e entrando na fase de aquecimento, outros ainda nem começaram a se alongar, acreditando no favoritismo. “Ah, esse corredor não é de nada... Já ganhei esta prova duas vezes e não preciso me preocupar”, declara um dos maratonistas, confiante nos seus preparadores físicos, que já foram apontados por serem responsáveis por sua derrota em provas anteriores.

Outros maratonistas que não são tão favoritos assim brigam por um lugar ao sol, mas ainda utilizam equipamentos ultrapassados para a preparação e contam com equipes que incrivelmente conseguem ser mais incompetentes que a dos dois maratonistas citados acima.

Os candidatos utilizam as mais variadas estratégias para alcançarem a sonhada vitória. Em um só dia conseguem beber 53 xícaras de café e 48 copos de água, que são distribuídas por fanáticos em cada galpão de torcida organizada que visitam.

Para um bom maratonista, ter raciocínio rápido é essencial. Seguindo essa lógica, os candidatos desenvolvem frases de impacto, que antes da Grande Prova servem para intimidar o adversário e abalar o seu psicológico. São frases geralmente muito óbvias e grotescas, mas que sempre funcionam, por conta da falta de entendimento dos torcedores ou pela simples paixão sem limites de quem apóia o maratonista.

A Grande Maratona do Prédio Verde têm início na Praça Cruzeiro, onde os corredores têm que ultrapassar várias etapas, esquivando-se dos tiros na Paulino Siqueira. Mais à frente, os corredores devem tomar cuidado com os carros e motos no trânsito caótico da Rua Dr. Matos e desviar da bofetada do Guarda Municipal enfurecido naquele cruzamento.

Abraçar figuras que nada acrescentam na Maratona do Prédio Verde também faz parte da estratégia da corrida. Segundo os maratonistas, o importante é conseguir a maior torcida organizada. Infelizmente, muitos torcedores agarram os Maratonistas de uma maneira tão apaixonada, que ficam pendurados nas costas dos Atletas até o fim da prova, sem perceberem que são muito pesados e só conseguem atrapalhar o desempenho do Maratonista.

A Prova é finalizada na Escola Sete de Maio, em Nova Cidade, onde os Atletas podem utilizar os banheiros e se alimentam com a deliciosa merenda, que é distribuída para os alunos. Trata-se de uma prova histórica, recheada de muita emoção, fofocas, mentiras e promessas!

Ainda há neste período, outra corrida, que, além de tudo, é muito mais divertida: A Corrida da Câmara Secreta assunto que ficará para a próxima Análise Esportiva.

*Zeca Novais é ator e diretor do Projeto Lona na Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário