sexta-feira, 9 de março de 2012

Silva Jardim comemora 'Dia Internacional da Mulher' inaugurando Centro de Referência da Mulher

Texto: Evaldo Nascimento
Fotos: Diego Campos

O prefeito Marcello Zelão (D), a secretária Jaqueline Alexandre e o vice-prefeito Fernando Augusto.
A inauguração do Centro de Referência da Mulher e a realização de várias atividades dedicadas a elas durante todo o dia de hoje (08/03) marcaram as comemorações pelo “Dia Internacional da Mulher” em Silva Jardim. As festividades começaram às 13 horas e contaram com a entrega do Centro de Referência na própria sede da Secretaria Especial dos Direitos da Mulher e das Minorias (Sedimm). O prefeito Marcello Zelão, juntamente com a secretária Jaqueline Alexandre e o vice-prefeito Fernando Augusto descerrou a placa de lançamento. Durante toda a tarde, aconteceram atividades culturais, ações de saúde e exposições de artesanato. O evento foi realizado em parceria entre a Sedimm e a Secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec).
– As mulheres merecem mais do que um dia destes maravilhosos de sol como o que está fazendo. E comemoramos este dia hoje na esperança e certeza de que chegará a data em que não mais precisaremos ter um “dia da mulher” nem uma secretaria para elas – disse o prefeito Zelão, parabenizando a secretária Jaqueline pela organização e coordenação do evento, assim como pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente da Pasta.

O novo Centro de Referência tem a finalidade de prestar atendimento às mulheres vítimas de violência no município e funcionará de segunda à sexta-feira das 9 às 18 horas. Segundo a psicóloga Aline Nunes, ele contará também com um “Grupo Terapêutico” todas às quartas-feiras das 10 às 11h30min, promovendo encontros com programação fixa para as mulheres que quiserem participar. Além disso, o Centro prestará todos os esclarecimentos que as mulheres necessitarem sobre os seus direitos e assuntos em geral.

Zelão acrescentou que “as mulheres sabem da importância que elas têm na vida de todos nós” e que elas devem ser tratadas como iguais. Ele lembrou, ainda, que felizmente os casos de violência contra as mulheres no Município vêm diminuindo, haja vista as ações voltadas para elas na cidade. Já o vice-prefeito e secretário municipal de Educação e Cultura, Fernando Augusto, ressaltou que a criação do Centro de Referência era um sonho antigo das mulheres o qual é inaugurado no dia dedicado às mesmas. “Isto só foi possível graças à visão administrativa do prefeito, que concordou em criar a secretaria delas, e ao governo federal que apoiou na implantação entendendo, aceitando e financiando o projeto”, concluiu.

A secretária Jaqueline, por sua vez, lembrou do projeto que desenvolveu junto ao Governo Federal para a implantação da Sedimm com o qual conseguiu todos os equipamentos (inclusive dois veículos). “Quando Zelão me convidou para assumir a secretaria, fiquei muito honrada pois eu nunca havia trabalhado na área, mas pesquisei e fiz cursos sobre como agir nela”, explicou, lembrando que neste governo também foi criado o Conselho Municipal da Mulher, realizada a 1ª Conferência da categoria e promovidas palestras em postos de saúde e escolas, entre outras atividades.

Ela deixou uma frase para todas: “a primeira e melhor vitória da mulher é conquistar a si mesma”. A subsecretária de Educação, Vilma Sodré, frisou que “mais do que nunca hoje é o nosso dia e me sinto honrada em poder contribuir com o evento”.

Para não fugir à tradição, a casa que abriga a Sedimm e o Centro de Referência é praticamente toda pintada na cor lilás. Para a entrega do Centro, foi utilizada uma fita inaugural da mesma cor, o mesmo acontecendo com todas as toalhas das mesas para a comemoração e o tecido que encobriu a placa alusiva à inauguração. A apresentação do evento foi feito pela assistente social Maria de Fátima.

As atividades

O Centro de Referência funciona na Secretaria Especial dos Direitos da Mulher e das Minorias (Sedimm).
As atividades foram desenvolvidas em nove tendas montadas no trecho da Avenida Oito de Maio em frente à sede da Sedimm. A tenda da Divisão de Cultura da Semec, por exemplo, coordenada pela subsecretária Vilma Sodré e a Diretora de Cultura Carmem Valéria de Castro, apresentou trabalhos de dobraduras da professora Maria das Graças Salles Domingues, quadros da artista plástica Gecilda Rodrigues da Silva e poesias de Alcione Castro (houve a apresentação e distribuição do livro de poesias "Árvore Frondosa" recém-publicado por ela, com grande parte dos textos dedicados à mãe da autora, Nadir de Freitas Castro, falecida há 11 anos e que deixou 11 filhos, entre eles seis do sexo feminino).

A Semec levou, ainda, a apresentação da pianista Ana Pereira Nunes (a Ex-Guedes), que interpretou canções como “Mulher Brasileira” (Benito di Paula), “Fascinação”, “Luzes da Ribalta” (Charles Chaplin) e “Maria Helena”. A poesia “Mulher”, de Alcione Castro, foi declamada em homenagem às presentes.

Uma das tendas dedicadas ao artesanato reuniu peças do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), apresentados por Cristina Manicure, Marilda de Torres Pelito e Selka Souza Gomes, assim como o trabalho de Fuxico da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Fazenda Brasil, com Cláudia Helena Cesário Ferreira. A outra tenda abrigou o artesanato do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), com exposição de camisetas, flores, bandejas, blusas de crochê, peças em garrafas pet e colares. Esta contou com Lindiomar de Souza Costa Lanzani e Viviane Menezes (instrutoras), tendo Zeni Rodrigues Kanupp como participante, e Cláudia Márcia Ribeiro Santiago como coordenadora.

Na tenda da Atenção Básica em Saúde, coordenada pela superintendente Érica Neves de Freitas, houve orientações sobre DST/Aids/Hepatites virais, hanseníase e tuberculose e planejamento familiar (com distribuição de preservativos), aferição de pressão arterial, além de saúde da mulher. Contou com a participação de Tatiana Nascimento Braga. Houve, também, tendas para atendimento de cabeleireiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário