terça-feira, 27 de março de 2012

Pág. 4 - Sheila Sá e Gutinho Prevot celebram Chico Buarque no evento Samba Chico – Erudito Popular

Flávio Azevedo

Sheila Sá e Guto Prevot planejam, para o segundo semestre, um novo musical.
O show “Samba Chico, Erudito Popular” foi a grande atração do último dia 16 de março, no Esporte Clube Fluminense, em Rio Bonito. A iniciativa dos músicos Sheila Sá (voz) e Guto Prevot (violão) agradou o público que não arredou pé até o final do evento, que ficou com gosto de quero mais. O show pode ser classificado como um tributo a Chico Buarque de Hollanda, um dos ícones da Música Popular Brasileira (MPB).

O apresentador do evento iniciou dizendo que todos estavam ali para falar, homenagear e primordialmente cantar este mestre, este gênio das palavras. “Falar de Chico, “o Chico das artes, o gênio, o poeta, Buarque boêmio”, é difícil, muito difícil. Mas pode ficar fácil, muito fácil, porque a música de Chico fala por ele, fala por si... Fala por nós”.

Gutinho Prevot: um artista.
Sabedores do artista multifacetado que é Chico Buarque, a proposta de Sheila e Gutinho foi retratar o sambista, “provavelmente o maior dentre todos os Chicos”. As músicas apresentadas foram uma coleção daquilo que ele ouviu e o influenciou (como o samba de Donga e Noel); com um pouco do que ele cantou (a bossa-nova de João, Tom e Vinícius) e, principalmente, “com boa parte dos sambas que ele fez e nos influenciou, alegrou, inspirou, e premiou”, comenta Gutinho.

O público foi embalado com músicas como “Feitio de Oração” e “Chega de Saudade”, que abriram o show. Os turbulentos anos 60, época que Chico atua como ativista político, através de musicas com letras significativas e profundas, também foram apresentadas: “Pedro Pedreiro”, “Olê, Olá”, “A Rita”, “Com Açúcar Com Afeto”, “Quem Te Viu, Quem Te Vê” e “Carolina”, trouxeram um clima de nostalgia.

Sheila Sá: "a namoradinha de Rio Bonito".
Já com o objetivo de relembrar os anos 70, os artistas cantaram melodias como “Ilmo. Sr. Ciro Monteiro”, “Festa Imodesta”, “Acorda Amor”, “Sem Compromisso”, “Meus caros”, “O Que Será”, “Você Vai Me Seguir”, “Feijoada Completa”, “Até o Fim”, entre outras. Destaque para “O Que Será”, que Sheila Sá destacou como uma das músicas mais difíceis de Chico; e “Feijoada Completa”, que levantou o público que caiu no Samba.

O show concluiu com reminiscências dos anos 80, mais precisamente 1984, quando o Regime Militar começa ruir no Brasil e a chegada do regime democrático era iminente e inevitável. Para rememorar esse tempo que contava sempre com presença marcante de Chico Buarque nos movimentos pró-democracia, “Pelas Tabelas” e “Vai Passar”, as últimas melodias da noite.

A dupla participando do programa "O TEMPO EM RIO BONITO".
Em entrevista promocional ao programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, a dupla Sheila Sá e Guto Prevot revelou que está projetando para o segundo semestre um show semelhante para homenagear Elis Regina, outro ícone da Música Popular Brasileira (MPB), que completou 30 de anos de falecimento no último dia 19 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário