terça-feira, 27 de março de 2012

Pàg. 10 - Qual Rio Bonito é o verdadeiro?

*Felipe Braga

Fiquei abismado quando li em alguns portais de noticia, a fala do secretario estadual Sérgio Côrtes, que elogiou Rio Bonito na área da saúde.  Recentemente, foi divulgada uma pesquisa que avalia a qualidade do atendimento na área da saúde em todo Brasil, chamada Idsus. Esse índice tem por objetivo localizar os piores lugares onde se realiza os piores serviços, para que os mesmos possam ser melhorados e que haja mais investimento nos locais certos.

O Rio de janeiro ficou em antepenúltimo lugar, atrás de Estados reconhecidamente miseráveis do Norte e Nordeste do país. A revelação destes dados causou um grande mal estar no governo Estadual. O município de Rio Bonito ficou com nota 4,75 e na 62ª posição em relação aos outros municípios do Estado. Ou seja, no terceiro pior Estado, ainda ficamos na posição 62! Lá no fim da fila! E pra piorar, o ministro da Saúde Alexandre Padilha considera nota superior a 5,4 regular! Ou seja, a classificação de nosso município é ruim!

Aí eu pergunto aos entendidos da área: “que revolução é essa”? Para pior? Sinceramente... É difícil entender... E por que o governador, em sã consciência, não exonerou o secretário de saúde? Se fosse o Campeonato Brasileiro, o Rio estaria rebaixado! E o seu treinador, com certeza, demitido!

Na esfera municipal... Prefiro nem comentar o resultado... Deixo os comentários para quem está na fila precisando de atendimento...

Nossa mídia paga tem feito um bom trabalho pintando uma cidade que não conheço. Aliás, acredito que somente quem a inventou conheça. Se eu falar para vocês que não houve nenhuma melhora na atual gestão, não é verdade, mas também não é essa maravilha que se apregoada por aí... Temos que melhorar muito para dar o mínimo de dignidade para quem precisa do atendimento público!

Mudando de assunto: a final, quantos candidatos nós teremos a prefeito no pleito de 2012? Quatro parecem estar garantidos, Solange Almeida (PMDB), Marcos Abrahão (PT do B), Vencerlau Machado (PC do B) e Matheus Neto (PSB). Tem dois sendo especulados, os vereadores, Rita de Cássia (PP) e Saulo Borges (PTB). Será que vai aparecer mais alguém ai? Alguns dizem que sim... Os próximos capítulos serão decisivos para esse final!

Existe uma questão que assombra os eleitores na véspera de um pleito, principalmente aqueles que possuem o voto consciente: como será o plano de governo e como será a futura equipe de governo?

O candidato que já esteve a frente da prefeitura e aquele que tenta ser o sucessor da situação sofrem do mesmo mal, o desgaste dos seus times.

Ouve-se muito por aí que se um for eleito, vai continuar tudo como está e que se for a outra, vai trazer de volta aquela turma que não era simpática à população... Seja como for, quem ganhar, pelo bem do município deverá montar um grupo completamente novo, com pessoas empenhadas para dar um novo gás a administração municipal. Sem apadrinhamento, parentes ou indicações politicas.

Rio Bonito e região vivem um momento diferenciado do restante do país. Temos um Comperj ao nosso lado e se o gestor público, não tiver capacidade e experiência para gerir esse município, nós herdaremos somente as mazelas do desenvolvimento, como falta de Segurança, favelização, entre outras coisas.

Nossa cidade tem a seu favor, a natureza, a localização estratégica e a vocação trabalhadora de seu povo. A única coisa que por enquanto não está a favor são aqueles que a governam. Temos muita coisa para se explorar, como Turismo, Agricultura, as Riquezas Naturais, o posicionamento geográfico, e outras coisas que há anos estão deixadas de lado. Temos tudo para dar certo... Falta só vontade para mudar. Tenho fé que essa vontade chegará ainda este ano, porque Rio Bonito precisa... Rio Bonito merece o melhor...

Do seu colunista de sempre...

*Felipe Braga é empresário

Nenhum comentário:

Postar um comentário