sábado, 10 de março de 2012

Rio Bonito bate recorde de atendimentos emergenciais de Saúde

Paulo Victor Magalhães


 O Hospital Regional Darcy Vargas já sentiu a crescente demanda pelo primeiro atendimento.
Assim como Itaboraí vem sofrendo com o crescente número de atendimentos no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, Rio Bonito está passando pela mesma situação, só que no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), instituição filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a vários planos de saúde privados. A unidade era o único espaço de atendimento médico de urgência na cidade até ser inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em 2010. A situação pode se complicar em função da crescente demanda. A previsão é de que, no futuro, a região irá precisar de mais uma unidade médica de emergência.

Segundo o presidente do HRDV, Luis Gustavo Siqueira Martins, há um constante crescimento nas internações, da ordem de 20%, de 2009 até 2011. “A implantação da UPA fez aumentar o número de atendimentos de urgência e emergência no município, já que a unidade tem caráter regional, sendo referência para os municípios de Silva Jardim e Tanguá, além de Rio Bonito. Assim, embora tenha diminuído inicialmente os atendimentos de urgência e emergência no hospital, nos últimos meses esses atendimentos estão aumentando com o crescimento dos atendimentos de modo geral”, avaliou o presidente da instituição.

A Secretaria estadual de Saúde informou que na Unidade de Pronto Atendimento de Rio Bonito foram realizados quase 66 mil atendimentos, sendo pouco mais de 49 mil de adultos e cerca de 16 pediátricos, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011.

De acordo com Luis Gustavo Siqueira Martins, com o avanço das obras do Comperj a tendência é que o HRDV tenha um aumento bastante significativo de seus atendimentos. “Certamente, haverá necessidade da construção de outro hospital geral na região, notadamente em Itaboraí, já que as notícias que chegam é que o Hospital Leal Júnior já trabalha com sua carga máxima”, aponta.

Serviços

O Hospital Regional Darcy Vargas presta serviços médicos hospitalares de urgência e emergência, além de internações clínicas e cirurgias. A unidade possui, ainda, serviço de tratamento oncológico e terapia intensiva. Nos últimos anos, o hospital teve que passar por reformas e adequação do serviço de emergência, criando sete leitos de terapia intensiva, ampliação do centro cirúrgico - com aquisição de novos equipamentos - criação do serviço de oncologia, com cirurgia e tratamento quimioterápico, entre outros.
Fonte: O São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário