sexta-feira, 23 de março de 2012

Rio Bonito ganha Clínica da Saúde até julho desse ano

Denílson Santos

O local onde será erguida a Clínica da Saúde.
O Governo do Estado do Rio destinou cerca de R$ 100 milhões para a construção das Clínicas da Saúde. Esse modelo, inspirado nas Clínicas da Família da Prefeitura do Rio de Janeiro, vai ser implantado no interior e em Municípios da Região Metropolitana. A primeira unidade foi inaugurada no ano passado em Cabo Frio. A secretária de Saúde de Rio Bonito, Maria Juraci Dutra, esclareceu que, até julho deste ano, o município também vai ganhar uma Clínica da Saúde, que deve ser construída num terreno ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, e do novo prédio da prefeitura, na  Praça Cruzeiro.

O modelo Clínica da Saúde oferece ao cidadão um atendimento personalizado e tem como foco a atenção primária e a promoção de saúde, além da atuação na prevenção e diagnóstico precoce de doenças. “O Governo do Estado vai construir a Clínica da Saúde no mesmo molde da UPA, utilizando material pré-moldado. Isso, com certeza, vai agilizar o andamento da obra”, garante Juraci.

Atendimento Especializado

A clínica, especializada em saúde básica e atendimento ambulatorial, atenderá  os moradores cadastrados por agentes de saúde. A Clínica da Saúde contará, inicialmente, com equipes de Saúde da Família, compostas, cada uma, por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde. Além disso, um dentista, um auxiliar e um técnico de saúde bucal também atuarão junto com as equipes.

Serão oferecidos os serviços de consultas médicas (adulto e pediatria) de diversas especialidades, como pediatria e ginecologia, farmácia e salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, imunização e saúde bucal. Na unidade, que será administrada pela Prefeitura de Rio Bonito, serão oferecidos programas de saúde básica, planejamento familiar, vigilância em saúde, teste do pezinho e tratamento e acompanhamento de diabéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário