quinta-feira, 8 de março de 2012

Fórum incentiva produção sustentável familiar no local onde carvão era armazenado

Um projeto da Agenda 21 de Rio Bonito mudou a vida de uma família de ex-carvoeiros do município. Depois de ser detido, no ano passado, sob acusação de crime contra a natureza, Jocenir Brantes do Amor Divino, de 37 anos, junto com sua mulher Elizângela Correia Moreira, de 32, que vivia da produção de carvão vegetal, se tornou empreendedor e fabricante de produtos derivados de banana chips e farinha de fruta.

De acordo com a coordenadora do Fórum Local e secretária de Meio Ambiente, Carmen Motta, os participantes identificaram na detenção de Jocimar uma oportunidade para combater o desmatamento e promover a sustentabilidade. Agora, com base na agricultura familiar, o casal mantém a produção sustentável no local onde era armazenado o carvão, dentro da Área de Preservação Ambiental (APA), na Serra do Sambê, na altura do bairro Braçanã.

O projeto de transformar o galpão usado para armazenar o carvão em espaço de processamento da banana é feito em parceria com a Emater Rio Bonito e a Secretaria de Meio Ambiente, que monitoram e coordenam o trabalho. A verba e o material para execução da obra são doados pela Agenda 21 Local, através de parceiros de vários segmentos.

Além de causar danos à saúde dos próprios carvoeiros e ao meio ambiente, a produção de carvão vegetal também causa desmatamento. Entretanto, para algumas famílias essa é tida como a única fonte possível de renda. A família Moreira do Amor Divino é a primeira do local a deixar a carvoaria e adotar uma prática sustentável.

Carmen conta ainda que a expectativa é ampliar o projeto e envolver famílias de outras áreas no programa. Para isso, já está sendo realizado um levantamento das propriedades que poderão ser abrangidas pelo projeto.

Fonte: Agenda 21 Comperj/jornal O São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário