quinta-feira, 8 de março de 2012

Rio Bonito inaugura Centro de Saúde do Coração

          Foto: Flávio Azevedo
O Cescor oferece exames eletroencefalograma, eletrocardiograma, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), Holter e teste ergométrico.

A prefeitura de Rio Bonito inaugurou na manhã da última sexta-feira (02/03) o Centro de Saúde do Coração (Cescor), construído no mesmo prédio onde já funcionam a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Defesa Civil Municipal, na Mangueirinha. A solenidade contou com as presenças do Prefeito José Luiz Antunes, de secretários, vereadores e representantes do Governo do Estado.

Nessa unidade os pacientes contarão com consultas especializadas em cardiologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia e geriatria. No próprio local realizarão exames de diagnóstico e controle como eletro encefalograma, eletrocardiograma, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), Holter e teste ergométrico. Como é um centro de atenção integral também oferta suporte nutricional e apoio psicológico. Além de participarem de um sistema de cadastramento e acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia), os cadastrados recebem os medicamentos de controle dessas doenças, aparelhos e fitas para medir a glicose. A população também terá acesso a consultas de urologia, proctologia e nefrologia.

De acordo com o Vice-prefeito Matheus Neto, a inauguração do Centro da Saúde é um sonho que vem sendo batalhado ha três anos e irá trazer muitos beneficios a população de Rio Bonito. “É uma comemoração de muito trabalho. Um sonho que contou com o apoio do todo o corpo de saúde. Mais importante do que inaugurar um prédio bonito é a qualidade do serviço e um conforto maior no atendimento”, afirmou Neto, lembrando que Rio Bonito juntamente com outros dois municipios foi recebido como destque entre as cidades que melhor aplicam os recursos do SUS.

A Secretária de Saúde Maria Juraci também explicou que para fazer tratamento e utilizar os equipamentos do Centro de Saúde do Coração, os moradores devem procurar um médico nos Postos de Saúde da Família (PSF), CAPs, Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior, ou mesmo em um unidade médica credenciada, que irá referendar o paciente e encaminhá-lo para tratamento em uma das especialidades oferecidas pelo Centro. “As pessoas não devem procurar diretamente o Centro de Saúde do Coração. Elas só serão atendidas com uma guia expedida pelo médico. A nossa intenção é que, cada vez mais, as pessoas tenham hábitos mais saudáveis, como ir ao médico e praticar exercícios físicos. O Centro polarizou todo esse nosso esforço, pois dispões de médicos especialistas, que visa melhorar a qualidade de vida da população de Rio Bonito”, finalizou Maria Juraci.

Fonte: Ascom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário