terça-feira, 27 de março de 2012

Pág. 10 - Nossas Emoções

                  *Dr. João Jorge Nogueira

Queridos leitores, hoje nós vamos falar hoje sobre nossas emoções. As emoções podem ser autênticas ou podemos usar disfarces que nos adoecem. Por exemplo: - “Homem não chora!”.  É o que o pai fala para o filho quando ele cai e se machuca. A criança sem permissão suspende o choro para agradar o pai. Quando ela cresce continua inconscientemente com esse comportamento podendo pelo acúmulo de emoção guardada ter um infarto, ao suprimir as emoções.
Neste caso, o disfarce foi negar o choro. Podemos também trocar o riso por choro, por exemplo, quando estamos muito felizes os pais dizem: - pára de rir criança, parece uma hiena! Pronto, suprimimos o riso ou quando choramos numa festa falam: - “Que lindo, como é sensível!”.  Neste momento aprendemos a chorar quando estamos felizes, outro disfarce.
A não expressão das emoções autênticas, ou seja, quando usamos os disfarces é um caminho para as doenças. Há dois tipos principais de emoções, as que adoecem e as que curam.
Foi feita uma experiência, na Universidade de Harvard, com estudantes. Colheram sangue para dosar a imunidade antes e depois de passarem filmes sobre o Holocausto e Madre Teresa em dias diferentes. O resultado foi um aumento de aproximadamente 30% da imunidade, quando os estudantes assistiram aos filmes de Madre Teresa; e diminuição de aproximadamente 30%, da imunidade, quando assistiram a filmes sobre o Holocausto.
O horror do Holocausto abaixou a imunidade; a compaixão de Madre Teresa aumentou a imunidade. Isto significa que sentimentos de alegria, amor e compaixão nos fortalecem e temos menos possibilidades de adoecer. Ao contrário, sentimentos de revolta, injustiça, sem que nada possamos fazer facilita adoecermos. O que nós escolhemos? O que você escolhe? Como transformamos?
Tudo isso veremos em nosso curso (Propaganda neste jornal).
Até à próxima...

*João Jorge Cabral Nogueira é Médico, Professor e Escritor, com formação em Psiquiatra, Homeopatia, Psicoterapia, Biopsicologia e Ecologia do Ser. Terapeuta Clínico do Colégio Internacional dos Terapeutas - Analista e Sintetista Transacional, Professor do Curso de Pós-Graduação de Hipnose Clínica. Autor dos livros: Autoscopia e Criança de Luz.
Visite nosso site para conhecer nosso espaço ecológico onde são realizados nossos cursos: www.institutoamanheser.com.br
Perguntas ou sugestões: joaojorgecabral@yahoo.com.br.


Convidamos você para o segundo módulo:

“CONHECER PARA CUIDAR DO CORPO EMOCIONAL”.
            Neste encontro vivenciaremos as várias emoções com seus disfarces ou máscaras limitantes, aprenderemos como uma emoção pode interferir na harmonia do corpo afetando seu equilíbrio. A raiva, ódio, ressentimento, tristeza, medo, são sentimentos que quando dentro do coração pode levá-lo a adoecer seriamente. Como modificá-los?  É o que trabalharemos juntos. Aceita o convite? Faremos também uma reflexão sobre a doença como caminho de evolução.  Durante o evento você poderá desfrutar de técnicas de relaxamento anti- stress, caminhada ecológica, banho na cachoeira e muito mais...
Aguardamos você.
Dias: 13 a 15 de abril (sexta à noite a domingo após o almoço)
Investimento: R$330,00 (curso+alimentação+hospedagem).
Local: Sede Campestre do Instituto AmanheSer.
Rua Nilda Rangel de Carvalho 700 – Bela Vista – Rio Bonito – RJ.
Informações e inscrições com Lenita (21)2275 3247ou Samara(21)3634 7766.
www.institutoamanheser.com.br     joaojorgecabral@yahoo.com.br
Facilitadores:
Dra. Ruth de Freitas Nogueira Médica Ginecologista e Homeopata. Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, da Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Hipnose e da União dos Analistas Transacionais do Brasil. Formação em Biopsicologia, Síntese Transacional e Ecologia do Ser. Formação em Homeopatia e Método FAO, Do-in, Medicina Chinesa e Ayurveda. Formação Holística na Arte de Viver a Vida pela UNIPAZ. Co-diretora do Instituto AmanheSer.
Dr. João Jorge Cabral Nogueira  Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta. Membro do C.I.T., da UNAT-Br, da Inter. Society of Hypnosis, da Assoc. Bras. de Psiquiatria e da Assoc. Bras. de Psicoterapia. Formação em Biopsicologia, Síntese Transacional, Ecologia do Ser. Ex-Presidente da Assoc. Bras. de Hipnose e da Soc. de Hipnose Médica do RJ. Diretor de Publicações Científicas e Primeiro Vice-Presidente da Associação Panamericana e Caribenha de Hipnose Terapêutica. Autor dos livros: Autoscopia e Criança de Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário