terça-feira, 27 de março de 2012

Pág. 23 - Motivação: ou você tem ou você não tem

*Moysés Dário

Você acorda pela manhã e qual a primeira coisa que você pensa? Se a resposta for: “O quê eu farei hoje para que as minhas metas e ideais de vida sejam alcançados?”, então você é uma pessoa motivada. Mas se a resposta foi: “Droga, mais um dia de trabalho! Chega logo domingo!”, então você precisa rever suas metas e ideais de vida.

No mundo moderno, altamente competitivo e cada vez mais seleto, a motivação pessoal e coletiva é o motor propulsor do progresso e do crescimento de qualquer individuo, empresa ou sociedade. Quando se faz aquilo que gosta, e se trabalha por um ideal ou meta, tudo é produzido com perfeição e um toque especial de inspiração. Não importa se você é funcionário público, empresário ou dona de casa. Tudo o que fazemos todos os dias tem um propósito e, certamente, onde estamos hoje, é fruto do que buscamos ontem, assim como onde estaremos amanhã é fruto do que estamos buscando HOJE.

Algumas pessoas são muito admiradas por serem tão boas naquilo que fazem. A dedicação e empenho com que desenvolvem suas funções, seguido de uma boa dose de bom humor e destreza, certamente abrirá portas de boas oportunidades todos os dias. Quando o trabalho se torna um prazer, o seu aperfeiçoamento passa a ser diário e natural. Não importa a função, cargo ou prestígio de cada indivíduo. A motivação e o bom humor contagiam. Quantas vezes já sentimos vontade de aprender sobre algo só porque alguém nos contou a respeito com tanta empolgação e amor, ou simplesmente, porque vimos alguém tão feliz fazendo determinada coisa, que sentimos vontade de aprender mais sobre aquilo? No mínimo despertou nossa curiosidade. O amor ao que se faz gera qualidade.

A motivação passa, necessariamente, pela satisfação pessoal. Pessoas motivadas não trabalham para os outros. Elas trabalham para si mesmas e o fruto do seu trabalho gera orgulho por terem realizado uma tarefa tão bem feita. Esse sentimento é a propulsão do progresso de cada indivíduo. Quanto mais experimentamos esse orgulho, melhor seremos todos os dias para sentir esse sentimento novamente cada vez mais, até se tornar um hábito... Ou um vício bom, para alguns.

Nessa lógica, o reconhecimento dos outros é apenas uma conseqüência, não uma meta, justamente porque você trabalhou para você mesmo e isso gera alegria e satisfação pessoal. Avalie todos os dias se esse sentimento está presente em sua vida. Se necessário, reavalie suas metas e ideais constantemente.

Por fim, uma frase do Professor Yoshio Kondo merece reflexão especial em nossas vidas: “Motivação significa mexer com o coração e a mente das pessoas, e isso só é possível se lidarmos com elas honestamente.” Os orientais descobriram o caminho do crescimento e do progresso através do trabalho, disciplina e principalmente da motivação gerada pelos seus ideais de vida e sociedade. Certamente eles têm muito a nos ensinar.

*Moysés Dário Alves é contador e consultor de negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário