sexta-feira, 23 de março de 2012

Guarda Municipal vai ocupar os postos de policiamento em Itaboraí

O DPO de Visconde é dos que foram desativados. 
Os Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs) de Visconde, Pachecos e Sambaetiba, em Itaboraí, serão ocupados pela Guarda Municipal. A ideia do prefeito Sérgio Soares foi aprovada pelo secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, durante reunião nesta semana, na sede da instituição, no centro do Rio de Janeiro.

Desde fevereiro os DPOs estão fechados por falta de policiais militares. Diante da impossibilidade de aumentar o efetivo do 35º BPM neste momento, Beltrame concordou com a substituição. Acompanhado do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, coronel Alcides Meneses, o prefeito Sérgio Soares também apresentou para Beltrame um manifesto com quatro mil assinaturas dos moradores preocupados com a falta de policiamento.

O secretário estadual tranquilizou o chefe do Executivo itaboraiense. “Já realizei um estudo sobre a segurança na região Leste Fluminense, que será apresentado ao governador Sérgio Cabral na próxima semana. No relatório, destaco a necessidade de aumento do efetivo para esta área, que nos próximos anos terá um aumento populacional expressivo devido à implantação do Comperj”, relatou Beltrame.

 
Preocupação

Às vésperas de se tornar o segundo maior PIB do Estado do Rio de Janeiro, com arrecadações provenientes da implantação do maior Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj), o município de Itaboraí vem sofrendo com os reflexos deste progresso no quesito segurança. Desde o último dia 13 de fevereiro, os Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPO’s) tiveram que fechar suas portas por falta de policiais militares nos postos de Visconde, Sambaetiba e Pacheco, deixando cerca de quatro mil moradores sem segurança pública. A Polícia Militar mantém ativos os destacamentos ostensivos dos bairros de Itambi, Apollo, Outeiro e Cabuçu.
– Há muitos anos Itaboraí vem perdendo com a baixa do efetivo da Polícia Militar. Com o crescimento da nossa cidade, estes fatores tornam-se preocupantes e precisam ser resolvidos da melhor forma possível. A população não pode ficar desprotegida – reclama o prefeito Sérgio Soares.

De acordo com a assessoria de imprensa do 35º Batalhão de Polícia Militar, os três DPO’s foram fechados devido à diminuição da carga horária semanal dos militares, uma das reivindicações da categoria atendidas pela secretaria estadual de Segurança Pública. Antes as escalas de trabalho eram de 24 horas de trabalho por 48h de descanso. Agora, é de 72h.

Novo Batalhão

Prevendo a necessidade de aumento do efetivo, o prefeito Sérgio Soares colocou à disposição um terreno localizado no bairro da Reta para a construção de um novo Batalhão de Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário