terça-feira, 27 de março de 2012

Pág. 23 - Crioterapia

*Luis Francisco Soares Filho
Luis Francisco Soares

A Crioterapia é a utilização do frio com fins terapêuticos. É conhecida também como terapia por frio. Ela é indicada nos casos de controle da inflamação, do edema (inchaço), da dor, da diminuição do espasmo muscular e da facilitação da contração muscular. Essa terapia possui diversas aplicações, entre elas: bolsas de gelo; imersão em água gelada; massagem com gelo; aplicação de "cryomatic", que significa aplicações intermitentes de frio e exercícios ativos; crioestiramento, que são aplicações intermitentes de frio e estiramento de tecidos moles; banhos em água fria, por exemplo, turbilhão frio ou imersão em balde d’água com temperatura próxima a zero; panquecas de gelo; e os sprays, produto sempre muito utilizados em atletas.

Segundo a literatura, a Crioterapia, quando aplicada no corpo humano, desencadeia inúmeras respostas fisiológicas, que variam de acordo com a situação em que estão sendo usadas, podendo apresentar aumento da rigidez tecidual, vasoconstrição, diminuição da taxa de metabolismo celular, diminuição da produção dos resíduos celulares, diminuição da inflamação, dor e espasmo muscular, redução do sangramento, do edema no local do trauma, entre outras coisas. O tempo de aplicação varia de acordo com a área e o tamanho da lesão, mas em geral são usados cerca de 20min. de terapia.

O protocolo PRICE é uma sigla em inglês que significa proteção, repouso, gelo, compressão e elevação. Quem não se lembra da técnica usada pelas vovós quando éramos crianças e levávamos alguma pancada na testa? Ao levar a faca, de metal, à nossa testa, a vovó fazia uma ligeira compressão, justamente para impedir que o edema se instalasse. Esse protocolo consiste em proteger o local lesado, através da manutenção do repouso e compressão de gelo na área afetada, que deve ser conservada elevada.

A Crioterapia não deve ser usada nos seguintes casos: alergia ao frio, Síndrome de Raynaud (episódio de palidez e cianose nas extremidades dos dedos causada por frio ou emoção) e ferimentos. Concluindo, nós podemos perceber que o gelo é um excelente recurso no tratamento das principais patologias ortopédicas, sendo de grande importância, sobretudo pelo seu baixo custo, portanto, utilize-o!

*Luis Francisco Soares Filho é fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário