quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tensão, polêmica, e clima de decisão na 8ª rodada do Circuito de Futsal da Indústria e Comércio de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Uma partida disputada, movimentada e que foi disputada por atletas com nervos a flor da pele
O Ginásio Antonio Figueiredo, no Rio Bonito Atlético Clube (RBAC), recebeu uma partida memorável na noite dessa terça-feira (08/11). Em jogo válido pela 8ª rodada do Circuito Municipal de Futsal da Indústria e Comércio, Iluminare e Enzo Kids disputaram uma partida que certamente já está na história do futsal da cidade. Apesar dos times cheios de bons jogadores, não houve vencedor. O confronto terminou com placar igual: 5x5.

A Iluminare virou o primeiro tempo vencendo por 4x1, mas no segundo tempo o Enzo Kids reagiu, colocou os nervos no lugar e venceu pelo mesmo placar: 4x1. Resultado final: 5x5. Marcaram para Iluminare Jadilson (3) e Murilo (2). Já para o Enzo Kids, os gols foram de Luis Henrique (2), Dudu (2) e Padeiro.

Numa partida com muitos episódios positivos e negativos, destaque para Jadilson e Murilo, do Iluminare; e Padeiro, Tatico (fez um segundo tempo muito bom) e Dudu, do Enzo Kids. Mas quem roubou a cena com grande atuação foi o goleiro Luis Henrique, que teve uma atuação de gala. Além de ter feito defesas impossíveis, ele também marcou dois gols e desequilibrou a partida a favor do Enzo Kids, no aspecto positivo.

Nervos a flor da pele

O ábitro Aloísio Moraes tenta sair do cerco de jogadores
Apesar do belo espetáculo e do destaque para lá de positivo de alguns atletas, a pressão das torcidas, o destempero de alguns atletas e a insegurança da arbitragem, que acabou errando para ambos os lados, apimentaram o jogo que foi disputado num clima tenso, com bate bocas, reclamação dos dois bancos de reservas e torcedor fazendo batucada e xingamentos à arbitragem. Ou seja, todos os ingredientes de uma decisão.

Um atleta que transitou entre os destaques positivos e negativos foi Dudu, do Enzo Kids. Embora seja um jogador, habilidoso e voluntarioso, ele também se destaca pela maldade, um defeito que pode prejudicar a sua carreira. Por duas vezes Dudu pisou no adversário que estava caído. A arbitragem, preocupada com outros atletas, não viu os lances.

Uma suposta cusparada no árbitro auxiliar, Cláudio Duarte (de costas) interrompeu a partida por 15 minutos. Jogadores tentam argumentar que não havia necessidade da interrupção
Ainda no primeiro tempo, Dudu teria dado uma cusparada no árbitro Cláudio Duarte. Faltavam 2’41’’ para o término do primeira etapa, mas o jogo foi paralisado por 15min, porque o juiz, alegando falta de segurança, anunciou que só daria continuação a partida com a presença do policiamento. De costas, ele disse não ter visto a cusparada. Quem assistia ao jogo ficou divido. Alguns diziam que Dudu realmente cuspiu no árbitro; outros já afirmavam que o atleta cuspiu no chão, hábito de todo jogador de futebol. A partida só foi iniciada com a chegada da Guarda Municipal.    

O jogador Ticiano, também do Enzo Kids, foi um caso a parte. Durante todo jogo ele cornetou a arbitragem e acabou sendo expulso quando faltavam 4’20’’ para o término do jogo. Ao ver o cartão vermelho, ele se descontrolou, deu uma bolada no árbitro Aloísio Moraes e o chamou para briga. Fora da quadra, ele continuou descontrolado e repetindo que “não adianta trazer polícia, porque hoje vai dar M*... Esse árbitro safado vai levar P*...”. Nova interrupção da partida até que Ticiano foi retirado do ginásio com o auxílio da Guarda Municipal.

No fim do jogo, com limites de falta estourados para ambos os lados, a pressão sobre a arbitragem era grande por parte dos dois bancos de reservas e das arquibancadas. O gol de empate do Enzo Kids surgiu de um lance livre cobrado pelo goleiro Luis Henrique. A equipe poderia, inclusive, ter saído com a vitória, caso Segundinho não tivesse desperdiçado outro lance livre.

O treinador Merica segura Xeroquinha, um dos mais descontrolados no fim da partida
Concluído o jogo, insatisfeitos com a atuação da arbitragem, quase todo time da Iluminare partiu para cima da mesa dos árbitros, que também recebeu uma chuva de latinhas e garrafas de bebidas. Os árbitros saíram de quadra protegidos por guardas Municipais. Os atletas mais descontrolados eram Xeroquinha, Murilo, Diego e Moisés.

Análise do torcedor

A equipe da Iluminare
Ficou muito nítido que a partir do momento que o Enzo Kids decidiu ignorar a arbitragem e botou a bola no chão, o time subiu de produção e poderia ter vencido a partida. O Iluminare sentiu o crescimento e os gols do adversário. Do lado de fora, um torcedor da Iluminare comentou:
– No fim do jogo, os atletas da Iluminare foram reclamar com a arbitragem a expulsão de Ticiano, porque enquanto ele estava no banco de reservas perturbando, o time dele estava nervoso e descontrolado. Foi só ele sair que o Enzo Kids subiu de produção, botou a bola no chão e não ganhou o jogo por que perdeu aquele lance livre – disse o torcedor.

Artistas do espetáculo

A equipe do Enzo Kids
A Iluminare jogou com Matheus Marchon, Diego, Xeroca, Murilo, Jadilson, Xeroquinha, Thiago, Lívio, Renan e Moisés. A equipe foi orientada por Vilmar Pinto, o popular Merica. Já o Enzo Kids contava com Luis Henrique, Jhon, Padeiro, Dudu, Tiago, Luis Guilherme, Tatico, Mateus, Juliano, Herbert e Ticiano. O treinador é Walmir Pinto.
A arbitragem, da Liga Niteroiense de Futsal, ficou por conta de Aloísio Moraes, que atuou auxiliado por Cláudio Duarte. Nas anotações, Lúcia Cupulille; e no cronômetro, Washington Feliciano.

Preliminar

Na partida preliminar, a equipe Produtos Castrinho venceu o Ollé Sports pelo placar de 6x2. Paulo Rodolfo (2), Tiago, Júlio César, Warderson e Ademir marcaram para o Produtos Castrinho. Já para o Ollé Sports os gols foram de Tiago e Nadinho.

Produtos Castrinho jogou com Andriel, Ivo, Ari, Tiago, Douglas, Ademir, Paulo Rodolfo, Willian, Júlio César, Warderson, Welinton Ferro e Welinton Pacheco. A equipe foi dirigida por Francisco Júnior. Já o Ollé Sports, que é dirigido por Alex Queiroz, contou com Ailton, Tiago, Nelinton, Rafael, André, Marlon, André, Vanderson e nadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário