segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pág. 14 - Tendinite do bíceps

*Luis Francisco Soares

Na face anterior do braço encontramos o músculo bíceps braquial, que é formado por duas porções (uma curta e uma longa). Os tendões são tecidos conectivos nas extremidades dos músculos, que unem estes aos ossos. O músculo bíceps está localizado na parte da frente do braço, tem três tendões. Um deles fica na extremidade inferior e liga-se ao cotovelo. Os outros dois se inserem em locais diferentes do ombro.

A tendinite do bíceps ou biciptal é uma inflamação no tendão que provoca dor na parte da frente do ombro. Geralmente, as patologias do bíceps acometem a sua porção longa, que é aquela onde o esforço de alavanca é mais intenso.

O bíceps braquial é o principal músculo envolvido na flexão do cotovelo, funcionando ainda como músculo acessório na flexão do ombro. Ele participa de atividades musculares do dia a dia, já que a flexão do braço é um movimento rotineiro.

Além da patologia inflamatória do bíceps por micro traumatismos de repetição ou excesso de carga, por vezes, pode ocorrer a sua ruptura, quando a alavanca de esforço é superior ao limite de resistência do tendão ou do músculo.

Como principais sintomas, nós podemos destacar dor ao mover o braço ou o ombro (especialmente ao levantar o braço acima do ombro) e dor à palpação da região anterior do ombro. Como forma de tratamento eu destaco o uso de antiinflamatórios e a fisioterapia.

Em casos isolados existe também a possibilidade cirúrgica. Mas a melhor maneira de preveni-la é aquecendo e alongando corretamente o braço e o ombro antes de realizar esportes ou diariamente, sobretudo para quem trabalha fazendo movimentos repetitivos com o braço ou carregando muito peso.

*Luis Francisco Soares é fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário